'Natal Luz' leva energia a comunidade rural que vivia na era do candeeiro
Pela primeira vez, comunidade de Olho d`Água do Meio passou o Natal iluminada
A comunidade Olho D’Água do Meio, localizada no município de Piranhas, a 288 km de Maceió, comemorou pela primeira vez, a chegada do Natal, iluminada por energia elétrica. Desde a quarta-feira (23), as seis famílias beneficiadas pelo programa de universalização puderam usufruir de um dos benefícios da luz elétrica em ação organizada pela Equatorial Energia Alagoas, o Natal de Luz.
Foi um dia diferente para os moradores da comunidade sertaneja. Bem cedo, o local ficou bastante movimentado e todos queriam acompanhar a montagem do evento, que logo mais à noite exibia a magia trazida pela energia elétrica. E tudo se tornou ainda mais especial quando as luzes decorativas do natal foram ligadas e transformou o ambiente simples em uma área cheia de encanto.
Antes do evento, dona Angelita Salu Matos, uma das clientes beneficiadas com a chegada da energia elétrica já estava muito feliz com o presente de natal. “Ah, minha filha, foram 14 anos sem energia e a gente tinha muita dificuldade. Durante a noite, era na vela, no candeeiro, quando acendia o vento apagava. Hoje, escureceu a gente já acende a luz e pronto não tem vento que apague”, comemorou a dona de casa.

O esposo dela, senhor Manoel Matos também era somente alegria. “Agora, a gente pode trazer a família para cá e todo mundo vai ficar mais à vontade. Tudo por conta da energia. A gente vai ter uma geladeira, se Deus quiser, para tomar uma aguinha fria, né, para todo mundo se refrescar. Vai ser muito bom”, disse o trabalhador rural.
Quando o Natal de luz começou foi uma festa. Teve Papai Noel, cineminha, presentes para as crianças e cestas de natal e de alimentos básicos para as famílias. “Eu jamais irei esquecer essa noite. Foi maravilhosa, muito boa. Melhor do que é essa só no céu. Vai ficar na minha memória para o resto da vida”, disse dona Angelita.
Dona Zenilda Maria Monteiro, andou cerca de 1 km para participar do Natal de Luz e também amou a comemoração antecipada do natal. “Eu fiquei muito feliz, todas essas luzes me deixaram emocionada. Vocês fizeram um trabalho lindo aqui e isso será inesquecível. O nosso natal realmente foi diferente”, comentou a trabalhadora rural.
Universalização
Esse ano, a primeira edição do Natal de Luz, organizado em Alagoas pela Equatorial também comemora as mais 500 obras energizadas e 675 unidades consumidoras beneficiadas no estado. Com investimento de R$ 4,7 milhões, foram implantados 4312 postes e quase 200 km de rede elétrica construída. Somente na comunidade Olho D’Água do Meio foram 5 km de cabos e 65 postes instalados para levar a tão esperada energia.

“A energia elétrica traz uma condição de vida muito melhor para as comunidades. Além de poder utilizar equipamentos elétricos, as famílias podem curtir a vida noturna, já que podem iluminar as casas e fazer atividades externas mesmo a noite. É mais energia para estudar, se informar e também para o lazer”, afirma o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.
Ele complementou que a Equatorial manteve o compromisso com a responsabilidade social e esse ano investiu mais de R$ 1 milhão de reais em ações para diminuir os impactos da pandemia, principalmente na vida de pessoas que não conseguiram gerar renda devido ao isolamento social. “Agora, chegamos ao sertão, com todos os cuidados, para comemorar o natal com energia elétrica e fecharmos o ano de uma forma bem especial”, finaliza o presidente.
Últimas notícias
[Vídeo] Papagaios Chauás avançam para fase final antes da soltura em Alagoas
Presidente do TJ-AL assume o governo de Alagoas interinamente
Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela
Renan Filho organiza volta a Alagoas para disputar o governo em 2026
Calheiros e Lira disputam o voto dos 90 mil alagoanos beneficiados pela isenção do IR
Vânia do Passo sobre nova eleição: ‘Temos a candidatura certa para vencer’
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
