História de Limoeiro de Anadia é contada em livro de historiador arapiraquense
Conhecer a história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição e memória.
Com o livro intitulado “Limoeiro de Anadia - Cidade da Gente”, o escritor, professor e historiador Gilberto Barbosa está lançando, nesta terça-feira (29), a sua terceira obra literária.
Um livro que valoriza a beleza local, produzido com amor, carinho e respeito ao povo de Limoeiro de Anadia, e, para Gilberto Barbosa, a frase normalmente atribuída ao filósofo Sócrates está correta.
“Todo ser humano precisa conhecer a história de seus antepassados, de sua localidade, do seu povo e de si próprio. O conhecimento nos faz ter uma identidade. A cultura é grande fonte de conhecimento e de inspiração de um povo. Ela é capaz de explicar quem somos e mostrar o caminho que devemos percorrer para crescermos sempre. Um povo sem cultura é um povo que não conhece a própria história, é como uma árvore sem raízes”, salienta.
O escritor diz que, entre outras coisas, o livro nasceu justamente com o objetivo de atender um público essencial para irradiar questões históricas recém-descobertas e respondidas: o estudante.
Quem seria Antônio Rodrigues? Qual a origem de Limoeiro? O que é sabido era de que ele, Antônio Rodrigues, seria o fundador do local onde se desenvolveu o povoado e a cidade de Limoeiro de Anadia. E que havia duas lendas para explicar a história do nome “limoeiro”.
Tudo parecia um mito, uma história contada de pessoa para pessoa e que havia chegado aos nossos tempos sem nenhuma comprovação dos fatos. O livro pretende dar as respostas sobre questões que, até então, não chegaram ao conhecimento dos moradores e visitantes.

Biografia
Nascido no Rio de Janeiro, Gilberto Barbosa chegou em Alagoas com apenas um ano de vida. É filho de duas famílias tradicionais de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, onde passou sua infância e juventude entre as duas cidades.
É graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e possui pós-graduação em várias especialidades pela Uneal e pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera).
É professor das redes estadual e municipal de ensino e membro do grupo de trabalho, denominado Humanas, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sendo um dos organizadores da Olimpíada de História de Alagoas, desde 2017.
Sua primeira obra literária, “Fragmentos de Uma História: Índios, Brancos e Negros no Processo de Construção da Identidade Socioeconômica e Política de Limoeiro de Anadia”, foi lançada no ano de 2011.
O segundo trabalho, intitulado “Crônicas de Limoeiro”, foi lançado no ano passado, em Maceió, durante a Bienal Internacional do Livro.
Gilberto Barbosa também publicou vários artigos em livros, revistas e outros periódicos no estado de Alagoas.
É membro efetivo da União Brasileira de Escritores (UBE) e membro honorário da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala).
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
