[Vídeo] Moradores do Bosque das Arapiracas denunciam som abusivo em barzinho da região
Eles também reclamam que a polícia não atendeu aos chamados
![[Vídeo] Moradores do Bosque das Arapiracas denunciam som abusivo em barzinho da região](https://img.7segundos.com.br/TGZeAAMkWApeyi5TU5wWG7hwHXg=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2021-01-11-at-151747.jpeg)
Poluição sonora e perturbação do sossego são crimes previstos em lei, mas em Arapiraca parece que muitos donos de estabelecimentos estão ignorando a infração.
A população que mora ao redor do Bosque das Arapiracas, um dos maiores cartões postais da cidade, utilizaram as redes sociais para denunciar um "espetinho" que, durante a madrugada deste domingo (9), prejudicou o sono de muita gente.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um morador desabafa indignado. "Quando chega sexta, sábado e domingo, o barzinho tem música ao vivo que dura até de madrugada. Depois que o show acaba, os clientes aproveitam pra colocar 'paredões' pra tocar ainda mais alto, e os vizinhos que lutem para conseguir dormir", disse o cinegrafista amador.
Outro morador da região reclama da inércia da Polícia Militar. "O problema já começa na hora de ligar para o 190 para poder solicitar uma viatura. O número só funciona depois de várias tentativas. Mesmo assim, a denúncia é ignorada porque, apesar de ser um crime constatado, nada foi resolvido e, tenho certeza, que no próximo final de semana o incômodo será igual", disse ele.
Em nota, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) informou que realizará, a partir desta quinta-feira (14), operações específicas para o cumprimento do novo decreto estadual.
Confira a nota, na íntegra:
O comando do 3° BPM tomou conhecimento da situação através do que circulou nas redes sociais e de denúncias, e informa que está sendo montado através do setor de Planejamento e Operações Específicas para o cumprimento do decreto, para que faça valer principalmente durante a madrugada, a partir já da quinta feira.
Legislação
De acordo com a legislação, poluição sonora é crime previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998): “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. A pena é de reclusão (condenação mais severa) de 1 a 4 anos, e multa.
Já a perturbação do sossego alheio está dentro do artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41). Ele diz que perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, acarreta em “prisão simples, de 15 dias a 3 meses, mais pagamento de multa”.
Estudos mostram que, dentre outras coisas, o som alto pode acarretar na perda progressiva e irreversível da audição, dores de cabeça, falta de concentração no ambiente escolar e de trabalho e estresse.
O problema pode ocasionar ainda distúrbios digestivos, aumento dos batimentos cardíacos e sensação de cansaço.
Dados
De acordo com dados do Projeto "Perturbar o sossego Alheio é escolha sua", do Ministério Público Estadual (MPE) somente entre os anos de 2017 e 2019, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) recebeu mais de 81 mil reclamações de som abusivo.
Últimas notícias

Inscrições para eleição de novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde vão até 14 de abril

Escola suspende alunas envolvidas em briga em Porto Calvo

Mulher sofre acidente de moto em Japaratinga

Rafael Brito lidera missão internacional para fortalecer políticas educacionais no Brasil

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Tentativa de homicídio contra guarda municipal é investigada pela Polícia Civil de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
