Arapiraquense de 113 anos recebe vacina contra a covid-19
Maria Ana da Silva reside há mais de 70 anos no bairro Teotônio Vilela, na antiga
Quando a Gripe Espanhola assolava o mundo, em 1918, e infectava mais de 500 milhões de pessoas e ceifava 50 milhões de vidas, Maria Ana da Silva tinha pouco mais de dez anos de idade e foi uma das sobreviventes da maior pandemia da história mundial.
Hoje, com 113 anos, lúcida e muito comunicativa, a centenária moradora de Arapiraca recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Ficamos muito surpresos e felizes ao mesmo tempo, ao encontramos uma pessoa com uma idade tão avançada e, acima de tudo, uma mulher forte sobrevivendo a tanta coisa que acontece nos dias atuais”, afirmou a enfermeira Gisele Miranda.
Residente no bairro Teotônio Vilela, em Arapiraca, a anciã Maria Ana da Silva, ao lado da filha Gelda, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em mais um dia de imunização de idosos contra a doença.
A enfermeira Gisele Miranda, a técnica de enfermagem Luciana Firmo e a agente comunitária Ângela foram recebidas com muito carinho, no final da tarde desta segunda-feira (22), em um dia considerado histórico para a equipe. “Ela estava tranquila, sorridente e perguntou apenas se a injeção doía”, relata a enfermeira.
Agricultora aposentada, Maria Ana da Silva nasceu no dia 18 de dezembro de 1907, na cidade de Garanhuns, no interior do estado de Pernambuco.
Durante a visita da equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, a anciã contou que reside há mais de 70 anos no bairro, que antigamente fazia parte das “Olarias”, um dos lugares que deram origem ao desenvolvimento e crescimento da cidade.
A visita da equipe e a vacinação de Dona Maria Ana da Silva receberam elogios do prefeito Luciano Barbosa, que fez uma postagem em sua página no Instagram e no Facebook, na noite desta segunda-feira (22).
“Quero parabenizar a equipe do Teotônio Vilela, que tem uma grande tradição na atenção básica do município. Em nome da nossa amiga médica Luciana Rúbia, pessoa de uma dedicação exemplar à saude pública. Parabéns para todos. Vamos vencer essa pandemia. Com fé em Deus”, destacou o prefeito.
Idosos acamados
Desde o dia 21 de janeiro que a vacinação de profissionais de saúde e de idosos que fazem parte do grupo prioritário está sendo realizada em Arapiraca.
A imunização ocorre de forma organizada e sem filas. Uma das estratégias encontradas é a vacinação volante para os idosos que moram na zona rural ou para aqueles da zona urbana que estão acamados ou com problemas de locomoção.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunipreveníveis da Secretaria de Saúde, a enfermeira Mônica Suzy, todos os idosos da zona rural já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford.
“As equipes volantes estão realizando agora a vacinação dos idosos acamados que moram na zona urbana. Aqueles com idades a partir de 85 anos estão recebendo a AstraZeneca, e os com idade entre 83 e 84 anos recebem a Coronavac”, acrescentou.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
