França: Ex-presidente Sarkozy condenado a 3 anos de prisão por corrupção
Segundo os investigadores, algumas das conversas revelaram a existência de um pacto de corrupção
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy (2007-2012) foi condenado nesta segunda-feira (1º) a três anos de prisão, um deles em regime fechado, por corrupção e tráfico de influência.
O tribunal de Paris decidiu que houve um "pacto de corrupção" entre o presidente de 66 anos, seu advogado Thierry Herzog e o ex-magistrado Gilbert Azibert, que foram condenados à mesma sentença.
Segundo os investigadores, algumas das conversas revelaram a existência de um pacto de corrupção. Junto com seu advogado, Thierry Herzog, Sarkozy teria tentado obter informações secretas do "caso Bettancourt" por meio do juiz Gilbert Azibert.
O caso envolve a herdeira bilionária da L'Oréal, Liliane Bettencourt. Sarkozy foi acusado de ter se aproveitado de sua senilidade mental para obter doações acima do teto legal e financiar sua campanha presidencial de 2007.
A denúncia contra o ex-presidente nesse processo foi arquivada em 2013.Azibert também teria tentado influenciar o julgamento de seus colegas magistrados. Em troca, Sarkozy teria prometido ajudá-lo a conseguir um cargo altamente cobiçado no Conselho de Estado de Mônaco.
Os promotores descobriram o caso ao espionar conversas telefônicas de Sarkozy com seu advogado, Herzog, depois que ele havia deixado a Presidência, enquanto investigavam outra acusação, a de que ele teria recebido recursos da ditadura líbia de Muammar Gaddafi para financiar a campanha eleitoral que o levou à Presidência, em 2007.
Sarkozy diz ser inocente e ressalta que Azibert nunca conseguiu o cargo. No entanto, sob a lei francesa, o crime de corrupção pode consistir em simples ofertas ou promessas.
O ex-presidente se retirou da política, mas segue influente entre os conservadores. Ele terá dez dias para recorrer da sentença. Ele afirma ser vítima de uma "caça às bruxas" feita por procuradores fiscais.
Trata-se do segundo ex-presidente francês condenado por corrupção na França moderna. O primeiro foi Jacques Chirac, acusado de empregar amigos na prefeitura de Paris, quando ele ainda era prefeito. Chirac morreu em 2019.
Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil mantém interdição de loja de motopeças atingida por incêndio em Maceió
[Vídeo] Vazamento de água preocupa moradores na zona rural de Arapiraca
Policial militar é baleado durante confronto em residencial de Arapiraca
Prefeitura de Palmeira dos Índios realizará nova entrega de alevinos nesta quinta (30)
João Gomes relata momento de tensão no Rio: 'Começaram a atirar do nada'
Maratona de inovação e mostra infantil de animação abrem programação do Inova Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
