Enfermeiro arapiraquense relata aflição ao perder pacientes para a Covid-19
Trabalhar em hospitais e unidades sentinela não tem sido fácil, principalmente nos últimos dias, com o aumento no número de casos e, consequentemente, aumente na ocupação de leitos clínicos e de UTIs.
Muitos profissionais de saúde precisam se desdobrar para dar conta do grande volume de trabalho e, ainda por cima, se manter firme mesmo diante da sobrecarga emocional.
Para o enfermeiro Evânio Silva, que trabalha na ala Covid do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, tem sido dias difíceis de trabalho. "Nesses momentos, precisamos ter domínio dos nossos sentimentos. As vagas são limitadas para o número de pacientes que precisam de mais uma oportunidade para sobreviver", disse o profissional.
De acordo com o último boletim de ocupação de leitos hospitalares, publicado nesse domingo (28), cerca de 80% dos leitos destinados para o tratamento de pacientes de Covid em Arapiraca estão ocupados. Dos 51 leitos de UTI, 42 estão ocupados; dos 85 leitos clínicos, apenas 22 estão disponíveis.
Apesar dos números preocupantes, durante o final de semana a situação era ainda mais preocupante. A Capital do Agreste chegou a ficar com 94% de ocupação nos leitos hospitalares.
Na última semana de fevereiro, Arapiraca registrou um total de 15 mortes pela doença, que tem causado vítimas em todo o pais.
Para Evânio, cada alta é motivo de festa para as equipes de saúde, e cada perda é sentida no íntimo do coração. "A cada óbito, apesar de muitos não verem, nós também choramos", desabafou.
"Todos os dias nós corremos contra o tempo para preparar o leito para outros pacientes. Pacientes estes que podem vir de todos os lugares. É gente precisando de UTI, é gente precisando de enfermaria, de oxigênio. Tudo muito intenso", continuou.
Alerta!
Nesse domingo (1º), a cidade de Arapiraca registrou o maior número de casos positivos desde o início do ano de 2021. Foram 106 casos positivados, de acordo com o Boletim Epidemiológico publicado diariamente pela Prefeitura Municipal de Arapiraca.
Em meio a tudo isso, o enfermeiro dá um alerta: "Não é hora de abandonar as máscaras, muito menos é hora para aglomeração. Estamos longe de voltar ao que era antes. Precisamos ser perseverantes".
Últimas notícias
Ricardo Nezinho participa da 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, tradição de fé e identidade de Arapiraca
Homem é preso por agredir esposa no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Com investimentos garantidos por Arthur Lira, obras do Anel Viário de Girau do Ponciano avançam
Morre aos 27 anos irmã do deputado federal Marx Beltrão, Thaysla Beltrão
Homem sofre tentativa de homicídio ao ser baleado em Palmeira dos Índios
Crianças encontram corpo em decomposição enquanto soltavam pipa no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
