Geral

Defensoria discute soluções para desabastecimento de água no Sertão alagoano

Encontro contou com a presença de representantes da Casal e da Equatorial Energia

Por 7Segundos, com Assessoria 04/03/2021 09h09 - Atualizado em 04/03/2021 10h10
Defensoria discute soluções para desabastecimento de água no Sertão alagoano
Defensoria Pública de Alagoas - Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado reuniu-se de forma virtual nesta quarta-feira (03), com os gestores dos municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Dois Riachos, Major Isidoro, Jacaré dos Homens, Olivença, São José da Tapera, e os representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Equatorial Energia, para discutir melhorias no abastecimento de água no sertão alagoano.

Na oportunidade, os defensores públicos e representantes dos municípios apontaram os problemas enfrentados pelos moradores na região, em razão dos longos períodos de desabastecimento (até 15 dias). Já os representantes das empresas explicaram os motivos que geram a situação.

Ao fim da discussão, ambas as empresas se comprometeram a fornecer soluções concretas para o problema, inclusive, com a adoção de medidas emergenciais, que serão apresentadas e discutidas em reunião agendada para o próximo dia 12 de março.

Conforme os defensores que participaram da reunião, caso as providências apresentadas não sejam suficientes, o órgão poderá tomar medidas judiciais, a fim de assegurar uma saída definitiva para o transtorno.

O encontro deu prosseguimento à atuação da Defensoria Pública, iniciada no último mês de fevereiro, com o objetivo sanar a questão do desabastecimento no município de Batalha e região circunvizinha que se arrasta desde 2016.

No último mês, o órgão obteve decisão liminar determinando a adoção de medidas para evitar novos desabastecimentos e a oferta de descontos proporcionais para os cidadãos de Batalha, que sofriam com os de dias de interrupção do fornecimento de água, mas pagavam todas as taxas.

Estiveram presentes no encontro, o defensor público-geral do estado, Carlos Eduardo Monteiro; os defensores públicos Andrea Carla Tonin, Carina Soares, Heloisa Bevilaqua e Lucas Valença, representantes dos municípios citados, representantes da Casal e da Equatorial Energia, assessores do Senador Rodrigo Cunha e do deputado Estadual Paulo Dantas e o prefeito Hugo Wanderley, que também é presidente da Associação dos Municípios Alagoanos.