[Vídeo] Bezerro nasce com duas faces em PE, no 2º caso no Nordeste em um mês
A anomalia é conhecida como 'duplicação craniofacial'
![[Vídeo] Bezerro nasce com duas faces em PE, no 2º caso no Nordeste em um mês](https://img.7segundos.com.br/lxRhu07niPSc9gIw-mAf7l_Gwy8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bezerro.jpg)
Moradores de uma área rural de Surubim, no agreste pernambucano, foram surpreendidos pelo nascimento de um bezerro com duas faces. A suspeita é que o animal, que veio ao mundo na quinta-feira (4), tem uma anomalia conhecida como "duplicação craniofacial". É o segundo caso no Nordeste em cerca de um mês. Um espécime com a mesma característica nasceu em fevereiro na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.
Pesquisadores do LDA (Laboratório de Diagnóstico Animal) da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) seguiram hoje até o agreste do estado para orientar o proprietário do animal sobre os cuidados especiais necessários na criação do bezerro.
O diagnóstico, segundo a UFRPE, ainda será confirmado. No entanto, de acordo com o professor Fábio Mendonça, coordenador do LDA, tudo indica que o animal nasceu com diprosopia.
"A incidência é maior nos bovinos em relação a outras espécies domésticas. Nos equinos e no homem, monstros duplos e gêmeos idênticos são extremamente incomuns. Enquanto nos ovinos, suínos, cães e gatos a condição não é rara de ser encontrada", disse ele, em entrevista por e-mail ao UOL
O pesquisador explicou que os fatores que causam a duplicidade embrionária ainda são objeto de estudo. "Gêmeos unidos (monstros duplos) e gêmeos idênticos parecem ter a mesma origem e resultam de alterações do zigoto."
A causa da anomalia pode ser atribuída a defeitos nos genes das células germinativas. "Ou a influências ambientais que agem no desenvolvimento do feto e a hereditariedade encontra-se frequentemente relacionada", acrescentou Fábio Mendonça.
O bezerro de Surubim passará por avaliação. Ele segue sendo amamentado através de uma mamadeira. Caso seja confirmado o diagnóstico de diprosopia, o animal tende a ter um período de sobrevida curto.
"O animal está bem por enquanto. Mas não há garantia que irá sobreviver muito tempo", concluiu o pesquisador.
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
