Covid -19

Deputada Jó Pereira defende adoção de medidas urgentes e sugere melhorias em pacote econômico

Segundo a deputada, a segunda onda foi menosprezada em Alagoas

Por Assessoria 16/03/2021 18h06
Deputada Jó Pereira defende adoção de medidas urgentes e sugere melhorias em pacote econômico
Jó defende adoção de medidas urgentes e sugere melhorias em pacote econômico - Foto: Assessoria

Diante do agravamento da segunda onda da pandemia do novo coronavírus, a deputada Jó Pereira defendeu a adoção de todas as medidas necessárias para garantir o atendimento no sistema de saúde de Alagoas aos pacientes da Covid-19. “A saúde coletiva, a vida do alagoano tem que estar em primeiro lugar”, afirmou em pronunciamento na sessão desta terça-feira (16).

A parlamentar falou também sobre o pacote de medidas econômicas anunciado pelo Governo do Estado, para minimizar os impactos da pandemia, lembrando que ele precisa contemplar todas as empresas, negativadas ou não.

“A segunda onda dessa terrível pandemia tem se agigantado, vem avassaladora e com muito mais fatores preocupantes. Seja na maior contaminação, no número de casos que precisam de hospitalização, assim como necessidade de oxigênio e UTI, ou seja, no aumento da gravidade dos sintomas e das consequências”, disse Jó, acrescentando que, se necessário, o lockdown deve ser decretado para evitar o contágio em um ritmo acima da capacidade de atendimento do sistema de saúde público e privado.

Para ela, embora anunciada, a segunda onda foi menosprezada em Alagoas e no país, na falta de diálogo e na dicotomia dos “contra o distanciamento social, esses que chamam essa pandemia de gripezinha e defendem o uso da cloroquina, contra aqueles que são favoráveis ao distanciamento social. Dos com máscaras contra os sem máscaras. Da discussão onde ambos têm razão, daqueles que dizem que defendem a vida e dos que defendem o emprego, os empresários, a economia. Não é essa lógica que está em discussão. A discussão que precisa ser motivadora das discussões é a capacidade de atendimento às pessoas”, analisou.

Decisões e pacote econômico


A deputada destacou que somente o governo do Estado pode definir e adotar as medidas para conter o agravamento da segunda onda: “Ele decidiu desde o começo dessa pandemia, sem reuniões, sem ouvir, sem dialogar, e pode mudar, mas o que não pode é adiar decisões importantes e necessárias... Agora, sempre estivemos à disposição, e mais uma vez todos dessa Casa continuarão à disposição. E onde for possível ajudarmos, vamos ajudar. Continuaremos dando sugestões, fazendo avaliações, críticas e aplausos quando merecidos”.

Sobre o pacote de incentivo às empresas de determinados setores, anunciado pelo governo do Estado, Jó analisou que ele “chegou tarde e necessitando de ajustes, mas antes tarde do que nunca, e foi merecedor de aplausos. “O pacote precisa contemplar todas as empresas, negativadas ou com o nome limpo, pois muitas delas ficaram com o nome sujo ou tiveram piorada sua situação pelo atraso de medidas, como as agora anunciadas, entre outras possíveis. Dinheiro em caixa já existia desde ano passado, e dinheiro ‘que deixa de arrecadar’ para apoiar, sempre foi possível. É hora de pensar, é hora de planejar, é hora de agir, é hora de multisetorialidade e simultaneidade, aqui em Alagoas e em todo o Brasil. Como já era hora em março, em abril, junho e setembro do ano passado...”, frisou.

Troca de ministro


Em relação à quarta troca de ministro da Saúde do Brasil, Jó Pereira destacou o fato de uma mulher, a médica Ludhmila Hajjar, ter sido cotada para assumir o cargo, “mais pela ausência de mulheres nos postos de decisão, do que necessariamente por ela": “As mulheres têm demonstrado no mundo maior assertividade conforme colocação da ONU, no combate a pandemia. A mulher tem visão holística e muita empatia, isso soma nas tomadas de decisões”.

Citando palavras ditas pela médica em entrevistas à imprensa, a deputada lembrou “que nós, mulheres, estamos sempre prontas para ajudar, para somar, assim como para decidir, para executar, quando nos permitem. Porque sonho bom é aquele que vira realidade e nós, mulheres, nunca perdemos a capacidade de lutar, de sonhar, mesmo não sendo ouvidas”.

Apartes


Em aparte, o deputado Inácio Loiola defendeu a importância de acreditar na ciência e disse que as autoridades competentes, principalmente o governo federal, devem entender que o combate a Covid-19 é uma questão científica, cabendo à classe médica orientar como combater a doença e à classe política resolver os problemas da economia.

Já o deputado Ronaldo Medeiros parabenizou o pronunciamento de Jó e lamentou o fato de o Brasil perder a oportunidade de ter uma boa ministra.

Também em aparte, o deputado Silvio Camelo disse discordar de pequenos pontos do discurso de Jó, destacando alguns números positivos referentes ao combate à pandemia no estado. O líder do governo na Casa apontou dados, falou sobre a reabertura de leitos e disse que o governo tem se esforçado para dialogar com o setor produtivo, com o governo federal, prefeitos e é preciso aumentar o diálogo sempre.

Em resposta, Jó lembrou que, em 2020, Alagoas obteve a maior taxa de desocupação do País. “É necessário planejar, falar com essa Casa. Não comigo, mas com o comitê pedido por mim, pelos deputados Davi Maia, Cabo Bebeto, aprovado pela unanimidade dessa Casa para agir de forma planejada”, disse, reforçando que a plena retomada econômica só virá com a vacina.

“A vacina é importante, mas é importante com urgência e simultaneidade também que os apoios ao setor produtivo cheguem no momento correto, que o cidadão seja atendido precocemente. É necessário ter atitude conjunta, coordenada. O país e Alagoas não devem ficar na dicotomia dos discursos dos extremos. Precisamos nos unir para enfrentar a pandemia e só o faremos com muito conhecimento... Que essa Casa demonstre que está aberta ao diálogo produtivo, para todos enfrentarmos essa segunda onda, ou outras que possam vir. Alagoas merece e nós, alagoanos, precisamos”, pontuou.

Em resposta ao pronunciamento do deputado Antônio Albuquerque, em seguida ao discurso dela, a deputada classificou de “desserviço” o questionamento feito pelo parlamentar acerca da vacinação contra a Covid-19: “O ganho é infinitamente maior que os efeitos colaterais, sem contar que quase todas as vacinas e medicamentos têm seus efeitos colaterais. Os casos da doença têm diminuído nas faixas etárias que já foram vacinadas. O melhor caminho para saúde pública é a saúde básica e, nela, nós vacinamos. É preciso tratar os casos isolados de efeitos colaterais, mas continuar vacinando”.

Já acerca da fala do deputado Cabo Bebeto, que mandou um ‘recado’ ao presidente Jair Bolsonaro de que “democracia demais vira anarquia e o que é vemos no Brasil”, Jó Pereira rechaçou: “Democracia nunca é demais. Nós sempre precisamos avançar, lembrar que o contrário de democracia é ditadura”.