Preocupação com a barragem de rejeitos da MVV em Craíbas chega ao Comitê do São Francisco
Anivaldo Miranda confirma que região integra Bacia do São Francisco e desastre poderia levar à contaminação do rio
A aproximação do início da extração de cobre no Projeto Serrote, em Craíbas, não aflige apenas moradores e políticos da região. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) Anivaldo Miranda também demonstrou preocupação com os rejeitos da mineração, que serão despejados em uma barragem.
Segundo Miranda, o Projeto Serrote está inserido na região da bacia hidrográfica, região que conta com riachos e rios temporários que correm em direção ao rio São Francisco. Mesmo assim, o CBHSF não foi convidado pela Mineradora Vale Verde (MVV) para conhecer o projeto e a barragem de rejeitos.

Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF (Foto: Thiago Sampaio/Ufal)
Conforme o presidente, o projeto necessita de acompanhamento rigoroso de órgãos ambientais como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), porque um acidente com a barragem podem ter consequências “terríveis”, que vão além dos prejuízos ambientais. De acordo com ele, dependendo do tipo de resíduo acumulado na barragem de rejeitos, um acidente poderá contaminar a água do rio e comprometer o abastecimento para milhões de pessoas, na região Agreste e Baixo São Francisco em Alagoas, e até mesmo em Sergipe.
Anivaldo Miranda lembra de tragédias como a de Brumadinho, em que a empresa responsável atestava que a barragem não apresentava riscos de acidentes, antes dos desastres que além de causarem grande prejuízo para a economia, principalmente a agricultura, também provocaram mortes.
A própria MVV divulga que a capacidade da barragem de rejeitos é inferior ao tempo de mineração pretendido no Projeto Serrote. Enquanto a extração de minério deve perdurar por 20 anos ou até mais do que isso, a estimativa é de que a barragem de rejeitos tenha capacidade para 15 anos.
Devido a importância da discussão, Miranda afirma que o assunto vai entrar na pauta do Comitê e destacou que além de explicações da companhia, manifestações do setor acadêmico, imprensa, comunidades rurais e autoridades locais devem ser levadas em consideração para as atividades da Vale Verde na região.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
