Polícia

Roubo a pedestre é o crime mais comum em Arapiraca, segundo Batalhão

Comandante Aloísio Soares afirma que está sendo articulada estratégia e pede apoio da população

Por 7Segundos 13/04/2021 07h07
Roubo a pedestre é o crime mais comum em Arapiraca, segundo Batalhão
Centro de Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

O roubo a pedestre, que acontece quando a vítima está a pé e é abordada pelo assaltante que quase sempre leva apenas o aparelho celular da vítima, ou em alguns casos leva também carteira ou bolsa da vítima, é o tipo de crime mais comum em Arapiraca, de acordo com o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Aloísio Soares. Esse tipo de crime é ainda mais comum do que roubo ou furto de motocicletas, que constam sempre nos boletins de ocorrência diários.

“Estamos fazendo um trabalho e nos próximos meses vamos deflagrar uma operação com esse foco, mas precisamos também contar com a contribuição da população. Em muitos casos, a pessoa que tem celular ou dinheiro roubados simplesmente deixa para lá, e não procura a polícia para fazer o registro da ocorrência, que poderia ajudar na identificação e na prisão dos criminosos, mesmo que o bem não seja recuperado”, declarou.

O comandante afirma que esse tipo de crime se torna ainda mais comum quando há uma situação de crise econômica, como a ocorrida durante a pandemia, em que houve aumento no desemprego e muitas pessoas perderam a fonte de renda.

A maioria desses roubos, de acordo com o militar, tem como vítimas idosos ou pessoas mais jovens, que são considerados alvos mais fáceis pelos assaltantes. Parte delas também “dão oportunidade” à ação criminosa.

“Em Arapiraca, vejo que muitas pessoas têm o hábito de andar com os bens à mostra, um celular, uma quantia em dinheiro no bolso. O assaltante vê ali uma oportunidade. E em muitos casos o assalto acontece no grito, na ameaça, sem o emprego de uma arma”, ressaltou.

Entre as recomendações está evitar andar com o celular na mão e ter preferência por fazer compras e pagamentos usando cartão de débito e crédito, para evitar andar com dinheiro. E ainda evitar caminhar em locais e horários com pouco movimento.