Com apoio da prefeitura, Ufal quer ampliar testagem e diagnóstico da Covid-19 em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, nesta quarta-feira (14), com a vice-reitora Eliane Cavalcanti e equipe da Ufal
O trabalho desenvolvido pela equipe do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg), no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, com a testagem, detecção e prevenção da Covid-19, terá mais apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa.
Na tarde desta quarta-feira (14), o gestor esteve reunido em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, com a vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti.
Também participaram da reunião, a coordenadora do laboratório, Karol Fireman; o vice-coordenador, Abel Barbosa; o diretor-geral do campus de Arapiraca, Arnaldo Tenório; o diretor-acadêmico Elthon Oliveira, e a chefe de Gabinete da Vice-Reitoria Márcia Cristina.
Mês passado, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Ufal para realização de testes RT-PCR. Com a parceria, já foram realizados, em dez dias de trabalho, 250 laudos das testagens feitas com os moradores, segundo revelou a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti. No encontro com o prefeito Luciano Barbosa, ela adiantou que a universidade, por meio do Laboratório de Biologia Molecular, pretende adquirir novos equipamentos para ampliar a testagem dos moradores.
Os testes serão colhidos pelas equipes da Unidade Sentinela e o material encaminhado para o laboratório, que envia o resultado da análise em é 24 horas para o município. A celeridade garantirá um tratamento mais rápido e adequado, principalmente para os casos mais graves da doença.
“Esse trabalho é muito importante para que o poder público, universidade e a ciência possam juntar forças para prevenir e combater a Covid-19”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
A reunião também contou com a presença da secretária municipal de Gestão, Ariluce Cerqueira.