Fornecimento de água da Bacia Leiteira é normalizado e não haverá mais rodízio ente os municípios
Regularização no abastecimento deve-se ao esforço entre a Companhia e a Equatorial
O fornecimento de água da Bacia Leiteira está plenamente regularizado, sem necessidade de rodízios de abastecimento entre macrorregiões. O resultado disso vem do esforço conjunto estabelecido entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Equatorial Energia que promoveram, cada uma em sua área de atuação, condições para que houvesse potencial energético suficiente para que o sistema, que é coletivo, opere com 100% de sua capacidade, em tempo integral, ou seja, durante 24 horas por dia, inclusive em horários de ponta.
Antes, por conta de uma cláusula contratual com a Equatorial, o bombeamento de água ficava totalmente suspenso no período das 17h às 21h para não comprometer o fornecimento elétrico das cidades da região, dada a falta de estrutura elétrica de alimentação que suportasse o funcionamento em paralelo de dois conjuntos motobombas do sistema adutor-tronco em horários de ponta. A inobservância a tais parâmetros poderia incorrer em prejuízo ao fornecimento de energia elétrica aos municípios do médio Sertão e a aplicação de multas à Casal.
A melhoria no abastecimento da Bacia Leiteira deve-se também à intensificação das fiscalizações que vêm ocorrendo frequentemente na região, após denúncias da população a respeito de pontos de grandes sangrias de água, inclusive para abastecimento clandestino de carros-pipa. Diante disso, o trabalho de combate a irregularidades (furtos) tem sido cada vez mais fortalecido entre Casal, Polícia Militar e Ministério Público Estadual.
O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira é o maior operado pela Companhia, atendendo a 18 cidades, algumas delas distantes quase 100 quilômetros do manancial, que é o Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. É o caso, por exemplo, de Cacimbinhas, de um lado, e de Ouro Branco, do outro, considerados municípios que ficam em pontas de redes.
A Casal mantém um trabalho diuturno para melhorar os serviços e atender à população local, enquanto acompanha de perto a conclusão das obras de reestruturação do Sistema Coletivo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
