[Vídeo] Sem previsão: 2ª dose da Coronavac falta outra vez em Arapiraca
Procura pelo imunizante nos pontos de vacinação foi grande nesta segunda (26)
![[Vídeo] Sem previsão: 2ª dose da Coronavac falta outra vez em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/gHLcgwiEyx-ZLi18iTus4u-SnHY=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/procura-coronavac-2.jpg)
Na manhã desta segunda-feira (26), muitos idosos foram aos pontos de vacinação em Arapiraca para tomar a segunda dose da vacina Coronavac, mas, como não tinha mais vacina, acabaram voltando pra casa frustrados e preocupados com a informação da falta do imunizante.
Na sexta-feira (23) o Portal Sete Segundos antecipou a notícia sobre a falta da segunda dose da Coronavac em Arapiraca, conforme alertou a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Susy.
O problema se repete pela segunda vez. Semana passada, o imunizante Coronavac também faltou e a vacinação teve que ser suspensa por alguns dias até a Secretaria de Saúde do Estado antecipar o envio de uma remessa antes prevista para chegar em Arapiraca somente no sábado (24). O problema é que das 4.740 doses esperadas para Arapiraca, o município recebeu apenas 2.500 doses, quantidade considerada insuficiente que acabou sendo utilizada durante o fim de semana, explicou Mônica Susy.
Desta vez, a Coordenadora preferiu não dar entrevista. Mônica Susy disse que iria se reunir com o Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e com a Secretária de Saúde do município, Luciana Fonseca, ainda na manhã de hoje, na tentativa de organizar uma entrevista coletiva para explicar a situação.

Público idoso chegou cedo ao ponto de vacinação do Sesc, mas não havia mais vacina. Foto: Giovanni Luiz
Prazo
Mônica Susy explicou que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da Coronavac não precisam ficar preocupadas porque o intervalo entre a primeira e a segunda doses do imunizante do Butantan pode ser estendido até 28 dias, e que até o final deste prazo, ela espera que o problema seja solucionado, caso contrário, as pessoas terão que tomar a primeira dose outra vez.
Neste início de semana, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou a ampliação do prazo para aplicação da 2ª dose da Coronavac em consequência da redução da quantidade de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde para Alagoas. A decisão foi conjunta entre a Sesau e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL)
Com a decisão, o prazo para tomar a segunda dose da Coronavac passa de 21 para 28 dias, como é permitido pelo fabricante do imunizante e está previsto na bula da vacina. A diminuição nas remessas enviadas pelo Ministério afetam todo o país, visto que a capacidade de produção do Instituto Butantan foi reduzida por falta de insumos, informou a Secretaria.
A extensão do prazo foi pactuada entre o Estado e os municípios alagoanos por meio da Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) número 014, de 22 de abril de 2021. A resolução será publicada em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE).
Na bula da vacina Coronavac consta a informação de que a aplicação da segunda dose do imunizante deve ser realizada entre 14 e 28 dias. Em Alagoas, havia sido estipulado, inicialmente, que o prazo seria de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Ainda conforme a bula do imunizante, há informações científicas sobre o intervalo maior, de 28 dias, garantir uma melhor resposta imunológica no organismo contra o novo coronavírus, informou a equipe técnica da Sesau-AL.
AstraZeneca
Quanto às doses da vacina AstraZenica, a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, Mônica Susy, informou que não há risco de faltar e que o cronograma segue sem alterações. Hoje (26), o calendário previa a aplicação da 1ª dose deste imunizante em idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com síndrome de Down. Já a 2ª dose da AstraZeneca estava prevista serem aplicadas em idosos acima de 85 anos
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
