Pacheco diz que não vai acatar decisão de juiz, e grupo mantém acordo por Renan
Presidente do Senado afirmou que a escolha de um relator de uma CPI cabe ao presidente da comissão

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, na noite desta segunda-feira (26), em nota, que a escolha de um relator de uma CPI cabe ao presidente da comissão e que “trata-se de questão ‘interna corporis’ do Parlamento, que não admite interferência de um juiz”.
“A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os Poderes”, afirmou.
A declaração se deu enquanto um jantar reunia ao menos seis dos 11 senadores titulares da CPI da Covid-19, no apartamento de Omar Aziz (PSD-AM), nome mais cotado para assumir a presidência da CPI.
O encontro também contou com as presenças de Renan e dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
No jantar, os parlamentares combinaram de descumprir a decisão da Justiça Federal de Brasília e manter o acordo para a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da comissão.
Segundo ao menos três senadores ouvidos pela CNN, a avaliação foi de que a decisão judicial não se sustenta, pois proíbe a submissão do nome de Renan “à votação” para escolha do relator da CPI. O único cargo que é eleito, porém, é o de presidente da comissão, a quem cabe escolher o relator.
Durante o jantar, os senadores ligaram para o presidente do Senado, Rodrigo, para comunicar a decisão da maioria. A interlocutores, Pacheco classificou a decisão como “equivocada”, por tentar proibir algo que sequer existe: a “eleição” de um relator de CPI.
Os senadores também informaram a Pacheco que acionariam a Procuradoria do Senado para emitir um parecer rebatendo a decisão da Justiça de Brasília. O objetivo é que esse documento sirva como base para que Aziz, se eleito presidente, possa confirmar o acordo e anunciar Renan como relator.
Últimas notícias

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e ocultar corpo em geladeira

Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Parque no interior de SP é interditado após mortes por febre maculosa

Governador cria Prêmio Escola 10, que reconhece municípios com melhores indicadores educacionais
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
