Pacheco diz que não vai acatar decisão de juiz, e grupo mantém acordo por Renan
Presidente do Senado afirmou que a escolha de um relator de uma CPI cabe ao presidente da comissão
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, na noite desta segunda-feira (26), em nota, que a escolha de um relator de uma CPI cabe ao presidente da comissão e que “trata-se de questão ‘interna corporis’ do Parlamento, que não admite interferência de um juiz”.
“A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os Poderes”, afirmou.
A declaração se deu enquanto um jantar reunia ao menos seis dos 11 senadores titulares da CPI da Covid-19, no apartamento de Omar Aziz (PSD-AM), nome mais cotado para assumir a presidência da CPI.
O encontro também contou com as presenças de Renan e dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
No jantar, os parlamentares combinaram de descumprir a decisão da Justiça Federal de Brasília e manter o acordo para a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da comissão.
Segundo ao menos três senadores ouvidos pela CNN, a avaliação foi de que a decisão judicial não se sustenta, pois proíbe a submissão do nome de Renan “à votação” para escolha do relator da CPI. O único cargo que é eleito, porém, é o de presidente da comissão, a quem cabe escolher o relator.
Durante o jantar, os senadores ligaram para o presidente do Senado, Rodrigo, para comunicar a decisão da maioria. A interlocutores, Pacheco classificou a decisão como “equivocada”, por tentar proibir algo que sequer existe: a “eleição” de um relator de CPI.
Os senadores também informaram a Pacheco que acionariam a Procuradoria do Senado para emitir um parecer rebatendo a decisão da Justiça de Brasília. O objetivo é que esse documento sirva como base para que Aziz, se eleito presidente, possa confirmar o acordo e anunciar Renan como relator.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
