Equipes volantes de vacinação levam esperança para acamados e domiciliados de Arapiraca
Levar a vacinação até a casa dos arapiraquenses acamados ou que moram na zona rural é uma forma de tornar o acesso aos imunizantes contra a Covid-19 mais humanizado.
Arapiraca conta com duas equipes atuando levando esperança para a residência das pessoas que possuem algum problema de locomoção e que não podem se deslocar aos três postos de vacinação, que ficam localizados na zona urbana da cidade.

De acordo com o enfermeiro Marcos André, que é coordenador da vacinação volante, a imunização in loco é uma das formas de universalizar o acesso ao SUS.
“Nós somos responsáveis por levar a dose de esperança para as pessoas que, por diversos motivos, não podem ir nos pontos fixos de vacinação. Isso é universalidade, isso é equidade, isso é o nosso SUS fora do papel”, explicou o enfermeiro.
A equipe de reportagem da Prefeitura de Arapiraca acompanhou, na manhã desta quarta-feira (28), o trabalho de uma das equipes volantes, que contou com a ajuda dos agentes comunitários de saúde do 4º Centro, localizado no bairro Itapoã.
O dia começa cedo, lá na Rede Municipal de Frios, no bairro Baixa Grande, onde todas as vacinas do município, dentre as quais estão as contra a Covid-19. A coordenadora da unidade, enfermeira Williana Farias explicou que o trabalho de organização dos imunizantes requer muito cuidado.
“O compromisso é grande. Nós recebemos as vacinas e, manhã, organizamos todas as caixas de vacinas, seringas e os cartões de vacinação. Da nossa Rede de Frios saem todos os imunizantes para os pontos de vacinação e para as equipes volantes. É um trabalho muita responsabilidade”, explicou Williana.
A Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Suzy, parabenizou o trabalho desempenhado pelas equipes e classificou os profissionais que atuam na vacinação volante como sendo essenciais neste processo.
“No começo da manhã, nossas equipes já estão a postos aqui no Sesc aguardando a chegada das vacinas e prontas para dar início a aplicação das doses de esperança. É uma forma de levar o SUS aos nossos arapiraquenses. Sem dúvida, o trabalho desempenhado pelas equipes é extremamente necessário”, disse a coordenadora.
“O dia inicia cedo. Nós começamos trazendo as vacinas aqui para o SESC e as equipes já ficam a postos para que tudo seja iniciado. As equipes volantes seguem para vacinar os idosos nas casas, tanto os acamados quanto os domiciliados. E na zona rural, essas pessoas que não podem vir até os pontos da cidade, eles são vacinados lá, em eu local de moradia”, disse a enfermeira Mônica Suzy.
Últimas notícias
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
