Retomada da visitação a reeducandos inviabiliza suposto esquema investigado pela Seris no Presídio do Agreste
Diretores e dois policiais penais que trabalham na unidade estão sob investigação

Com a retomada das visitas aos reeducandos no sistema prisional de Alagoas neste sábado 1° de Maio, a “venda de visitas” que supostamente aconteceria no Presídio do Agreste, conforme Procedimento Administrativo Disciplinar que está em andamento na Corregedoria da Seris, fica inviabilizada. O retorno das visitas, que estavam suspensas desde o início da pandemia, no ano passado, foi regulamentado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e publicado nesta sexta, no Diário Oficial do Estado.
Desde o mês de março, a Corregedoria da Seris vem apurando denúncias de que alguns reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, estariam sendo privilegiados com visitas de parentes e amigos, apesar da proibição da Secretaria de Ressocialização. Conforme as denúncias que geraram investigação preliminar e Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os diretores e dois policiais penais que atuam na unidade, os suspeitos teriam utilizado a "visita assistida" como brecha para permitir o acesso de parentes e amigos ao reeducandos, sem obedecer os requisitos estabelecidos.
A Seris informou que, além das visitas, também está liberado o envio de alimentos pelos familiares para os reeducandos, a partir da segunda-feira, dia 03. Para fazer as entregas, os parentes devem passar pelas barreiras sanitárias, usar máscaras de proteção, manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e levar os produtos previamente higienizados, além de cumprir as determinações relacionadas à quantidade permitida de cada grupo alimentar.
A visitação será retomadas conforme o estabelecido na Portaria 407/2021, que limita a visita a uma única pessoa por reeducando ao mês. O visitante deve ter entre 18 e 60 anos, não pode estar gestante ou no puerpério. Pessoas obesas e acometidas de doenças crônicas e respiratórias, também terão o acesso proibido, bem como aquelas que apresentarem qualquer sintoma de síndrome gripal. Para ter acesso ao reeducando, o visita ainda terá que passar pela aferição da temperatura e higienização das mãos.
Restrições às vestimentas e demais procedimentos que estavam em vigor desde o ano passado, por meio da portaria 595/2020, também devem continuar a ser observadas pelos visitantes.
Últimas notícias

Teca Nelma participa de audiência que revela novos dados sobre colapso causado pela Braskem em Maceió

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

"Investir em novas creches é dar oportunidade para toda a família", afirma deputado Daniel

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Alagoas terá mais um fim de semana com tempo instável, indica previsão da Semarh/AL

Júri popular: 5ª Vara de Arapiraca abre inscrições para jurados voluntários
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
