Descarte irregular de lixo e entulho será alvo de ação integrada entre Prefeitura de Arapiraca e IMA
Todos os transportadores de resíduos sólidos serão capacitados
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), o assessor-executivo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ivens Leão, com o objetivo de unir forças no combate ao descarte irregular de entulhos e lixo, crime ambiental recorrente em Arapiraca.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos, engenheira Maria Caroline Valeriano, o objetivo do encontro é articular a capacitação de geradores e transportadores dos resíduos inertes de Arapiraca sejam estes pessoas física ou jurídica.
“Todo gerador de resíduos, seja ele o dono do imóvel em reforma, seja ele o dono da construtora, é responsável pelo entulho provocado pela sua obra. Sendo assim, ele precisa destiná-lo corretamente esse material, para evitar o crime ambiental”, explicou a responsável pela pasta.

O destino final desse tipo de material é a Central de Resíduos Sólidos (CTR), localizada no município de Craíbas, vizinho a Arapiraca, mas para isso é necessário protocolo junto ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).
Durante reunião entre Prefeitura de Arapiraca e IMA, ficou acertado que os transportadores e demais agentes responsáveis por gerar resíduos sólidos serão treinados para o preenchimento correto do sistema do IMA.
Uma nova reunião também está programada para a próxima semana, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pasta responsável pela fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho em local impróprio.
É muito importante deixar claro que esse tipo de crime ambiental pode gerar multa de até R$14 mil, com base no Código Municipal de Meio Ambiente e na Lei Estadual de Crimes Ambientais.
Últimas notícias
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
