Descarte irregular de lixo e entulho será alvo de ação integrada entre Prefeitura de Arapiraca e IMA
Todos os transportadores de resíduos sólidos serão capacitados

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), o assessor-executivo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ivens Leão, com o objetivo de unir forças no combate ao descarte irregular de entulhos e lixo, crime ambiental recorrente em Arapiraca.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos, engenheira Maria Caroline Valeriano, o objetivo do encontro é articular a capacitação de geradores e transportadores dos resíduos inertes de Arapiraca sejam estes pessoas física ou jurídica.
“Todo gerador de resíduos, seja ele o dono do imóvel em reforma, seja ele o dono da construtora, é responsável pelo entulho provocado pela sua obra. Sendo assim, ele precisa destiná-lo corretamente esse material, para evitar o crime ambiental”, explicou a responsável pela pasta.

O destino final desse tipo de material é a Central de Resíduos Sólidos (CTR), localizada no município de Craíbas, vizinho a Arapiraca, mas para isso é necessário protocolo junto ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).
Durante reunião entre Prefeitura de Arapiraca e IMA, ficou acertado que os transportadores e demais agentes responsáveis por gerar resíduos sólidos serão treinados para o preenchimento correto do sistema do IMA.
Uma nova reunião também está programada para a próxima semana, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pasta responsável pela fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho em local impróprio.
É muito importante deixar claro que esse tipo de crime ambiental pode gerar multa de até R$14 mil, com base no Código Municipal de Meio Ambiente e na Lei Estadual de Crimes Ambientais.
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
