Descarte irregular de lixo e entulho será alvo de ação integrada entre Prefeitura de Arapiraca e IMA
Todos os transportadores de resíduos sólidos serão capacitados
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), o assessor-executivo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ivens Leão, com o objetivo de unir forças no combate ao descarte irregular de entulhos e lixo, crime ambiental recorrente em Arapiraca.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos, engenheira Maria Caroline Valeriano, o objetivo do encontro é articular a capacitação de geradores e transportadores dos resíduos inertes de Arapiraca sejam estes pessoas física ou jurídica.
“Todo gerador de resíduos, seja ele o dono do imóvel em reforma, seja ele o dono da construtora, é responsável pelo entulho provocado pela sua obra. Sendo assim, ele precisa destiná-lo corretamente esse material, para evitar o crime ambiental”, explicou a responsável pela pasta.

O destino final desse tipo de material é a Central de Resíduos Sólidos (CTR), localizada no município de Craíbas, vizinho a Arapiraca, mas para isso é necessário protocolo junto ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).
Durante reunião entre Prefeitura de Arapiraca e IMA, ficou acertado que os transportadores e demais agentes responsáveis por gerar resíduos sólidos serão treinados para o preenchimento correto do sistema do IMA.
Uma nova reunião também está programada para a próxima semana, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pasta responsável pela fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho em local impróprio.
É muito importante deixar claro que esse tipo de crime ambiental pode gerar multa de até R$14 mil, com base no Código Municipal de Meio Ambiente e na Lei Estadual de Crimes Ambientais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
