CoronaVac é 98% eficaz na prevenção de mortes por Covid-19, aponta estudo feito na Indonésia
Estudo preliminar foi feito com dados de profissionais de saúde que receberam a vacina entre janeiro e março deste ano

Um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde da Indonésia concluiu que a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, foi 98% eficaz na prevenção da morte e 96% na prevenção da hospitalização entre um grupo de profissionais da saúde.
O estudo preliminar analisou dados de 128.290 profissionais de saúde que receberam a vacina entre janeiro e março deste ano, em Jacarta, capital do país. Para obter a efetividade estimada, a pesquisa comparou pessoas vacinadas com pessoas não vacinadas. A idade média dos participantes é 31 anos.
Pandji Dhewantara, pesquisador-chefe e oficial de saúde, disse que o estudo descobriu que o imunizante também previne a infecção sintomática em 94% do grupo.
Separadamente, dados da Associação Médica da Indonésia mostraram que o número de médicos que morreram de Covid-19 caiu significativamente desde o início da vacinação no país neste ano.
Em janeiro, 64 médicos morreram devido à doença respiratória, a maior taxa desde o início da pandemia, mas esse número caiu pela metade em fevereiro e caiu para oito no mês passado.
As descobertas promissoras vieram depois que os testes de fase 3 da Indonésia mostraram que a vacina era 65% eficaz. Ensaios na Turquia mostraram que era 91,25% eficaz, enquanto pesquisadores no Brasil disseram que era 50,4% eficaz na prevenção de infecções sintomáticas.
A Indonésia tem se esforçado muito para fortalecer os acordos de vacinas para inocular sua grande população, mas até agora tem confiado amplamente na vacina chinesa devido a problemas de abastecimento global.
Quase 9 milhões de pessoas foram totalmente vacinadas até agora, de acordo com o órgão de saúde. O país planeja vacinar 181 milhões de pessoas até janeiro de 2022.
Veja também
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
