Baixo São Francisco

Em Penedo, decreto municipal proíbe fogos de artifício e fogueiras no período junino

A fumaça produzida pelos fogos e fogueiras pioram a saúde de pessoas com problemas respiratórios

Por Sete Segundos com Assessoria 21/05/2021 09h09 - Atualizado em 21/05/2021 09h09
Em Penedo, decreto municipal proíbe fogos de artifício e fogueiras no período junino
Fumaça das fogueiras pode piorar estado de saúde de pessoas com problemas respiratórios - Foto: Reprodução

Para evitar o agravamento da pandemia em Penedo, o governo municipal decretou a proibição da venda e a queima de fogos de artifício em locais públicos e privados, assim como acender fogueiras durante o período junino.

A medida excepcional de enfrentamento ao coronavírus está prevista no Decreto Municipal nº 735/2021 e tem validade até 31 de junho.

A falta de ar é ainda um dos piores sintomas da infecção gerada pelo coronavírus, causador da Covid-19, doença responsável por aproximadamente 439 mil mortes no Brasil.
Com isso, os órgãos licenciadores do município ficam impedidos de conceder novas autorizações para funcionamento das barracas de fogos de artifício. Os alvarás para esses tipos de estabelecimentos também estão suspensos.

O ato ressalta que, apesar dos costumes relacionados com a cultura nordestina, a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia do Covid-19 exige a adoção da medida.

A possibilidade de intoxicação pela inalação da fumaça e acidentes causados pelo fogo geram a necessidade de socorro médico e, em muitos casos, internação nas unidades de saúde superlotadas por conta do coronavírus.

Os estudos sobre a disseminação da doença mostram que os ambientes hospitalares têm alto risco de contaminação por Covid, prova científica que fundamenta a vacinação prioritária nos trabalhadores da área de saúde.