Com isolamento menor, consumo de energia sobe 10,5% na 1ª metade de maio
Consumo de energia no país vem em uma sequência de dez meses de altas, diz CCEE

O consumo de eletricidade do Brasil avançou 10,5% na primeira quinzena de maio ante igual período do ano anterior, impulsionado especialmente pelo ambiente livre, informou nesta terça-feira (25) a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Segundo a entidade, o consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 61.418 megawatts médios no período.
A base de comparação também influencia o resultado, uma vez que maio do ano passado foi um mês marcado por um índice de isolamento maior no país, diante das medidas restritivas relacionadas à pandemia de Covid-19.
Na ocasião, a CCEE reportou consumo 11% menor do que em maio de 2019.
Em nota, o presidente do conselho de administração da CCEE, Rui Altieri, destacou que o consumo de energia no país vem em uma sequência de dez meses de altas, na esteira de uma retomada econômica --se mantido o sinal positivo em maio, este será o 11º aumento consecutivo.
"A sequência de dez meses consecutivos de crescimento reafirma a resiliência de setores da economia mesmo diante da manutenção da pandemia de Covid-19", disse Altieri.
No mercado livre, no qual consumidores como indústrias, shoppings e grandes empresas negociam contratos diretamente com geradoras ou comercializadores, o consumo subiu 25,2% na primeira quinzena, disse a CCEE. Se desconsideradas as migrações de carga, o ambiente ainda apura alta de 19,9% no ano a ano.
Já o mercado regulado, que reúne pequenas empresas e a maioria dos consumidores residenciais, apurou alta de 4% na comparação anual. Se excluídas as migrações para o ambiente regulado, o aumento seria de cerca de 6,3%.
A CCEE destacou ainda que, entre os 15 ramos de atividade econômica avaliados, apenas o setor de telecomunicações registrou uma queda no período, de 0,4%. Os segmentos com as maiores altas, por sua vez, foram os de produção de veículos (+84%) e têxteis (+79,6%)
Últimas notícias
Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas

Alunos da EJAI recebem descontos no comércio de Matriz de Camaragibe

AeC conclui treinamento de 1ª turma que terá oportunidade de emprego em Palmeira

Moraes autoriza Mauro Cid a viajar com a filha para evento em SP

Preparativos intensificam a Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca

Após vazamento de dados, Trump diz que “terroristas Houthis foram dizimados”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
