Projeto de Rodrigo Cunha com senadora visa ampliar prazo de estágios durante a pandemia
Senador ressaltou que o projeto é importante para garantir que jovens em situação de vulnerabilidade não fique sem renda nesse período

Foi aprovado no Senado o projeto de lei que amplia o período de estágio profissional enquanto durar a pandemia (PL 4.014/2020). O projeto é de autoria do senador alagoano Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e da senadora paulista Mara Gabrilli (PSDB-SP). Segundo Rodrigo Cunha, a pandemia da Covid-19 vem comprometendo os estágios em andamento e prejudicando milhares de estudantes, principalmente os mais carentes, em todo o país.
“A aprovação desta proposta é importante porque garante que jovens em situação vulnerável e que são estagiários não fiquem sem renda durante a pandemia. Estamos vivendo um período conturbando e de crise financeira e recentes cortes nos orçamentos das Universidades, como na Ufal, forçaram a instituição a suspender o pagamento de algumas bolsas a seus estudantes. E, por isso, prorrogar os estágios neste período possibilitaria mais tranqüilidade para milhares de estudantes que precisam desta renda”, disse Rodrigo Cunha.
O contrato de aprendizagem para pessoas entre 14 e 24 anos é regulado pela Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452, de 1943) e pela Lei do Estágio (Lei 11.788, de 2008). Segundo a legislação em vigor, o programa de formação profissional deve ser compatível com o desenvolvimento físico e psicológico do aprendiz e não pode ultrapassar dois anos de duração. O projeto de Rodrigo Cunha e Mara Gabrilli estende esse prazo, exceto para os aprendizes com deficiência — no caso deles, o prazo dos contratos permanece indeterminado.
“É fácil perceber que, com as interrupções, suspensões ou mesmo cancelamentos de aprendizagens e estágios, os treinamentos e programas restarão incompletos e os jovens, bem como os objetivos da legislação e desses programas, podem ficar frustrados. Isso pode trazer graves danos à formação dessas pessoas, retardando a absorção delas pelo mercado de trabalho ou mesmo deixando elas em desvantagem na competição por uma vaga de emprego”, diz um trecho da proposta que tem Rodrigo Cunha como coautor.
A proposta estava prevista para ser votada em sessão remota realizada ainda em março deste ano, mas foi retirada da pauta por solicitação do relator da matéria, senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ele explicou na ocasião que a Procuradoria Regional do Trabalho de São Paulo sugeriu ajustes na proposição.
Últimas notícias

Rafael Brito participa de programa de desenvolvimento da infância na Universidade Harvard

Justiça suspende reintegração de posse em Joaquim Gomes

Maternidade fecha por falta de pagamento e Estado oferece solução pela metade, diz Cabo Bebeto

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (5) no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Quarto de residência pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em União dos Palmares

Governador Paulo Dantas entrega a quarta creche Cria na capital, Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
