Alagoas

Prazo para vacinação contra Aftosa é adiado para 30 de junho em AL

Problemas com a aquisição das vacinas por parte das revendas agropecuárias motivou o adiamento, informou a Adeal

Por Sete Segundos 31/05/2021 09h09 - Atualizado em 31/05/2021 09h09
Prazo para vacinação contra Aftosa é adiado para 30 de junho em AL
Vacinação contra a febre aftosa - Foto: Reprodução

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que teve início no dia 01 de maio e terminaria nesta segunda-feira (31), teve o prazo de encerramento adiado para o dia 30 de junho. O principal motivo do adiamento foi a dificuldade que as lojas de revenda agropecuária tiveram para adquirir vacinas junto aos laboratórios agora no mês de maio devido à pandemia. Como consequência, muitos criadores tiveram dificuldade para comprar a as vacinas e diante da situação, a Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas) solicitou ao Ministério da Agricultura – MAPA, a prorrogação da campanha para não causar nenhum prejuízo nem para o rebanho e também para os criadores.

A solicitação feita pela Adeal foi acatada pelo Ministério da Agricultura na sexta-feira (28), quando o MAPA deferiu oficialmente o pedido feito pela Agência. Com a aceitação do pedido, o prazo para a vacinação dos bovinos e bubalinos do estado de Alagoas se estenderá até o dia 30 de junho. Com isso, o prazo para a declaração da vacina, que inicialmente, se encerraria em 15 de junho, foi prorrogado para o dia 15 de julho.

Aviso de prorrogação da campanha contra a febre aftosa em AL. Foto: divulgação Adeal 

Declaração

Então, o criador que adquirir a vacina até o dia 30 de junho e imunizar os animais, deve procurar um escritório da Adeal para realizar a atualização e declaração do seu rebanho até o dia 15 de julho. Dessa forma ele vai garantir a sanidade de seu rebanho e evitará as sanções legais, por não vacinar ou declarar. É importante lembrar que para transitar ou realizar quaisquer negociação dos com seus animais é necessário estar em dias com a vacinação.

Máscara


Devido ao período da pandemia, a Adeal solicita aos criadores que ao se dirigirem aos escritórios da Adeal, façam uso de máscaras e tomem todas as medidas necessárias de combate a Covid-19.

Meta


Em Alagoas a meta é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos no estado, totalizando 1,3 milhão de animais, independentemente da idade.

A Adeal estima que a prorrogação dos prazos possibilite aos criadores ter acesso à vacina, informou o médico veterinário Wyrlanilson Luiz, Fiscal Estadual Agropecuário e Chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Arapiraca. “Esperamos assim que a disponibilidade da vacina para o criador transcorra normalmente a partir desta semana e que eles continuem fazendo sua parte, como vem acontecendo há muitos anos, imunizando os animais e que Alagoas cumpra com as determinações dos órgãos sanitários certificadores e assim alcancemos o Status de Zona Livre Sem Vacinação, dentro do cronograma estabelecido no Plano Estratégico do Programa de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA 2017 – 2026”, acrescentou Wyrlanilson.

O Chefe do Unidade Local da Adeal em Arapiraca disse ainda “que o corpo técnico da Adeal vem se empenhando para alcançar o objetivo de ter o rebanho do estado vacinado, garantido Alagoas Livre de Febre Aftosa com vacinação e ofertando as condições para em breve passarmos para o status de Zona Livre sem Vacinação contra Febre Aftosa”.

Peste Suína


A direção geral da Adeal informou também que devido à preocupação com o aumento de casos de Covid–19 em Alagoas e para resguardar a saúde de servidores, vacinadores e da população em geral, considerou prudente, neste momento, suspender a capacitação das equipes de vacinadores, prevista para ocorrer nos dias 31 de maio e 1 de junho, adiando, dessa forma, a campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) no Estado. A equipe técnica da Adeal estará reunida para analisar o cenário atual para uma retomada da campanha.