Prazo para vacinação contra Aftosa é adiado para 30 de junho em AL
Problemas com a aquisição das vacinas por parte das revendas agropecuárias motivou o adiamento, informou a Adeal
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que teve início no dia 01 de maio e terminaria nesta segunda-feira (31), teve o prazo de encerramento adiado para o dia 30 de junho. O principal motivo do adiamento foi a dificuldade que as lojas de revenda agropecuária tiveram para adquirir vacinas junto aos laboratórios agora no mês de maio devido à pandemia. Como consequência, muitos criadores tiveram dificuldade para comprar a as vacinas e diante da situação, a Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas) solicitou ao Ministério da Agricultura – MAPA, a prorrogação da campanha para não causar nenhum prejuízo nem para o rebanho e também para os criadores.
A solicitação feita pela Adeal foi acatada pelo Ministério da Agricultura na sexta-feira (28), quando o MAPA deferiu oficialmente o pedido feito pela Agência. Com a aceitação do pedido, o prazo para a vacinação dos bovinos e bubalinos do estado de Alagoas se estenderá até o dia 30 de junho. Com isso, o prazo para a declaração da vacina, que inicialmente, se encerraria em 15 de junho, foi prorrogado para o dia 15 de julho.

Aviso de prorrogação da campanha contra a febre aftosa em AL. Foto: divulgação Adeal
Declaração
Então, o criador que adquirir a vacina até o dia 30 de junho e imunizar os animais, deve procurar um escritório da Adeal para realizar a atualização e declaração do seu rebanho até o dia 15 de julho. Dessa forma ele vai garantir a sanidade de seu rebanho e evitará as sanções legais, por não vacinar ou declarar. É importante lembrar que para transitar ou realizar quaisquer negociação dos com seus animais é necessário estar em dias com a vacinação.
Máscara
Devido ao período da pandemia, a Adeal solicita aos criadores que ao se dirigirem aos escritórios da Adeal, façam uso de máscaras e tomem todas as medidas necessárias de combate a Covid-19.
Meta
Em Alagoas a meta é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos no estado, totalizando 1,3 milhão de animais, independentemente da idade.
A Adeal estima que a prorrogação dos prazos possibilite aos criadores ter acesso à vacina, informou o médico veterinário Wyrlanilson Luiz, Fiscal Estadual Agropecuário e Chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Arapiraca. “Esperamos assim que a disponibilidade da vacina para o criador transcorra normalmente a partir desta semana e que eles continuem fazendo sua parte, como vem acontecendo há muitos anos, imunizando os animais e que Alagoas cumpra com as determinações dos órgãos sanitários certificadores e assim alcancemos o Status de Zona Livre Sem Vacinação, dentro do cronograma estabelecido no Plano Estratégico do Programa de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA 2017 – 2026”, acrescentou Wyrlanilson.
O Chefe do Unidade Local da Adeal em Arapiraca disse ainda “que o corpo técnico da Adeal vem se empenhando para alcançar o objetivo de ter o rebanho do estado vacinado, garantido Alagoas Livre de Febre Aftosa com vacinação e ofertando as condições para em breve passarmos para o status de Zona Livre sem Vacinação contra Febre Aftosa”.
Peste Suína
A direção geral da Adeal informou também que devido à preocupação com o aumento de casos de Covid–19 em Alagoas e para resguardar a saúde de servidores, vacinadores e da população em geral, considerou prudente, neste momento, suspender a capacitação das equipes de vacinadores, prevista para ocorrer nos dias 31 de maio e 1 de junho, adiando, dessa forma, a campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) no Estado. A equipe técnica da Adeal estará reunida para analisar o cenário atual para uma retomada da campanha.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
