Pfizer pede para Anvisa incluir adolescentes a partir de 12 anos em bula da vacina no Brasil
O imunizante da Pfizer/BioNTech já foi liberado para aplicação em adolescentes entre 12 e 15 anos em outros países
O farmacêutica norte-americana Pfizer pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para incluir a imunização de adolescentes a partir de 12 anos na bula da vacina contra a covid-19 produzida pela fabricante. De acordo com a Anvisa, o pedido foi feito no dia 13 de maio, e a agência tem 30 dias para respondê-lo, depois de analisar estudos apresentados pelo laboratório.
O imunizante da Pfizer/BioNTech já foi liberado para aplicação em adolescentes entre 12 e 15 anos em outros países, como o Canadá, em 5 de maio, Estados Unidos, em 10 de maio, e países da União Europeia, onde a aprovação para essa faixa-etária ocorreu na última sexta-feira, 28 de maio. Produzida com mRNA (RNA mensageiro), a vacina hoje pode ser aplicada no Brasil em pessoas a partir de 16 anos, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas, de acordo com as recomendações inicias da fabricante.
No País, o primeiro lote com 1 milhão de doses do imunizante chegou em 29 de abril. Diferentemente da Coronavac e da AstraZeneca, a vacina da Pfizer ficava restrita às capitais devido às exigências de armazenamento. Desde 28 de maio, no entanto, a Anvisa liberou o armazenamento da vacina por até 31 dias em refrigeradores comuns (2ºC a 8ºC) — além da conservação recomendada de até seis meses em ultracongeladores (-70ºC a -80C). Na prática, a nova decisão facilita a chegada das doses em cidades do interior.
O governo federal firmou, em 14 de maio, o segundo contrato de 100 milhões de doses com a Pfizer, totalizando cerca de 200 milhões vacinas que devem ser fornecidas ao Brasil até dezembro. O primeiro contrato foi fechado em março, quando o Ministério da Saúde antecipava a entrega das primeiras 100 milhões de doses até o fim do ano.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
