Arapiraca

[Vídeo] Complexo Tarcizo Freire realiza triagem para castração de animais de estimação

Projeto Ação Social Pet é realizado seis anos com o objetivo de reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas

Por Sete Segundos 05/06/2021 16h04 - Atualizado em 05/06/2021 18h06
[Vídeo] Complexo Tarcizo Freire realiza triagem para castração de animais de estimação
Através de um projeto social Tarcizo Freire realiza castração de animais - Foto: Assessoria

Mais uma atividade promovida pelo Projeto Ação Social Pet foi realizada neste sábado (05). Os tutores dos cães e gatos de estimação cadastrados para realizar o procedimento da castração em seus pets através do projeto levaram os animais até o Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, localizado no bairro Nova Esperança, em Arapiraca.

Os animais passaram por uma triagem, processo de avaliação para identificar se os animais estão aptos a passar pelo procedimento. Funciona como um pré-operatório, onde as condições clínicas do animal são avaliadas por uma equipe de especialistas liderada pelo médico veterinário Daniel Tenório.


“A castração é um procedimento cirúrgico que requer cuidados especiais, assim como qualquer outro. “Nós avaliamos todas as condições clínicas do animal, levando em conta o estado de saúde e a idade do pet e acompanhamos todas as etapas do processo, até o pós-operatório”, explicou o Dr. Daniel Tenório. A castração é um procedimento que necessita de sedação e anestesia, como acontece com as pessoas, complementou o médico veterinário.


O Deputado Estadual Tarcizo Freire, idealizador do projeto Ação Social Pet, esteve presente e acompanhou todos os procedimentos. Tarcizo Freire explicou que o projeto existe há seis anos e conta também com um Castramóvel, veículo que percorre as localidades mais carentes realizando a castração de animais cuidados por famílias de baixa renda. "Inclusive, o Castramóvel em breve, vai percorrer também outros municípios", comentou Tarcizo Freire, que já está conversando com prefeitos de outras cidades nesse sentido. 

“O nosso objetivo com esse projeto é reduzir a população de animais de rua, como cães e gatos, que muitas vezes são abandonados pelos seus donos porque simplesmente eles não têm condições financeiras de criar os bichos e acabam abandonando os filhotes na rua, ambiente onde podem crescer sofrendo maus tratos e também contrair doenças que, inclusive, podem afetar o ser humano”, disse Tarcizo Freire.


O deputado Tarcizo Freire disse ainda que esse projeto deveria ser encabeçado pelo poder público porque conviver com animais em situação de rua é também um caso de saúde pública. Ainda segundo o deputado, o projeto Ação Social Pet tem como prioridade atender às famílias de baixa renda e aos cuidadores e cuidadoras de animais que não têm condições de pagar uma clínica veterinária para realizar um procedimento como este de castração. “Por isso nós aqui contamos com toda uma equipe especializada, liderada por um profissional bastante experiente, como o Dr. Daniel Tenório”, enfatizou Tarcizo Freire.

Para ter o animal castrado através da ação do projeto, os tutores, donos dos animais, precisam comparecer ao Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, que fica na Rua Estudante José Augusto Vital, Bairro Nova Esperança, Arapiraca, e fazer um cadastro para depois ter o seu pet incluído no processo de triagem, que vai indicar se o animal está apto ou não a passar pelo procedimento.