Entretenimento

Garoto alagoano que surpreendeu os jurados do The Voice Kids toca sanfona desde os três anos de idade

Edu Lima Sanfoneiro tem 13 anos e mora em Craíbas, no Agreste alagoano

Por 7Segundos 07/06/2021 11h11 - Atualizado em 09/06/2021 22h10
Garoto alagoano que surpreendeu os jurados do The Voice Kids toca sanfona desde os três anos de idade
Edu Lima participou do The Voice Kids 2021 - Foto: Reprodução vídeo

Ewerton Eduardo Barros de Oliveira, 13 anos, o "Edu Lima Sanfoneiro" chamou a atenção dos alagoanos ao se apresentar na estreia do The Voice Kids neste domingo (06) na rede Globo de televisão. O garoto que encantou os jurados do programa musical é natural de Craíbas, no Agreste de Alagoas.

Edu Lima  é autodidata e desde os três anos de idade se interessou pelo som do instrumento sanfonado que ele via na televisão. Edu, conta como foi seu primeiro contato com a sanfona.

"Eu ficava assistindo os sanfoneiros na tv e depois pegava minha bolsa da escola e ficava fazendo os mesmos movimentos da sanfona. Ai meu meu pai comprou uma sanfona de brinquedo e me presenteou. Ela só fazia "fon fon" mas foi minha primeira paixão", afirmou.

 

Além do pai, um tio de Edu também o incentivou muito a precoce carreira do sanfoneiro mirim. E por meio do tio Neurisvan, a empresária de Arapiraca, Glauce Araújo, presenteou Edu com a primeira sanfona profissional aos seis anos de idade.

O menino prodígio começou a fazer apresentações em escolas e eventos em festas no interior do estado. Para se deslocar até esses lugares só tinha uma moto para fazer o transporte do pai dele que toca zabumba, do tocador de triângulo e do próprio Edu.Era uma vida bastante arriscada para todos, mas era o único meio de transporte da família.


Um dia, um empresário de Arapiraca e ex-prefeito de Craíbas, Jadson Pedro, ficou encantado com a apresentação do garoto e soube que os três andavam de moto para poder chegar aos eventos. O empresário doou um carro para a família, e hoje eles conseguem se deslocar com mais segurança e conforto.

"Meu tio me levava para fazer apresentações em todo os locais e sempre me incentivou muito. Infelizmente ele faleceu e eu fiquei muito triste pensei até em parar de tocar. Mas depois conheci o casal Lena Carvalho e Edival Ramos que me apoiou, me ajudou e e me incentivou a fazer a inscrição no The Voice Kids.Ela era como uma mãe para mim", relatou o Edu Lima.

Durante o período de inscrição no programa da Globo, Lena Carvalho faleceu de Covid-19, por isso Edu dedicou a apresentação no The Voice Kids a ela e ao tio Neurisvan.



O talento do sanfoneiro do Agreste também despertou o interesse do empresário Toinho, de Maceió,  que doou a sanfona que Edu Lima se apresentou domingo no programa The Voice Kids.

Durante sua trajetória, Edu já subiu em palcos de grandes artistas de renome nacional como Wesley Safadão, Mano Walter, Xand Avião, Dorgival Dantas, Cavaleiros do Forró e o saudoso Gabriel Diniz. Para Edu Lima Sanfoneiro pisar no palco do The Voice Kids foi uma parte do sonho dele realizado. mas assim como esses cantores o sonho é ser reconhecido nacionalmente.


No programa de domingo (06) a cantora Gabi Amarantos e o Michel Teló viraram a cadeira para Eud Lima. O garoto que é fá de Milchel Teló, acabou escolhendo a Gabi Amarantos como técnica. 

"Eu ajoelhei porque eu já tinha a intenção de ajoelhar para agradecer a Deus por ter pisado naquele palco. Sou muito fã do Teló também, a história dele se assemelha à minhas paixão pela sanfona. Mas meu coração foi  quem escolheu a Gabi. Aquelas palavras me deram força e ânimo. Me senti um vencedor, não fui eu que escolhi a Gabi, foi Deus que escolheu ela pra mim", falou o sanfoneiro. 

Mesmo com todas as dificuldades a família e amigos ajudam o garoto de Craíbas a seguir persistindo seu sonho ajudando nas despesas de viagens e de outra necessidades. Como a professora Malba Martins que dá aulas de canto para o Edu e tem ajudado ele também.  

O pai de Edu tem como principal atividade a agricultura e a mãe dele trabalha na Prefeitura de Craíbas. O dinheiro que o garoto ganha nas apresentações musicais já contribuiu para fazer a reforma na casa da família.