Covid -19

Mais de 35% dos alagoanos acima de 18 anos já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19

Os dados levam em conta um total de 2.173.728 habitantes, que é o número estimado pelo IBGE de alagoanos maiores de idade

Por 7 Segundos 11/06/2021 07h07 - Atualizado em 11/06/2021 08h08
Mais de 35% dos alagoanos acima de 18 anos já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

O estado de Alagoas segue como referência nacional na vacinação contra a Covid-19. A taxa de aproveitamento da vacina é de 89,9%, o que garante o segundo lugar no ranking dos estados que mais aplicaram doses de imunizantes em todo o Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações obtidas pelo Portal 7Segundos através do cruzamento de dados entre o Sistema Nacional de Monitoramento de Vacinas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35% da população alagoana acima de 18 anos já recebeu pelo menos a primeira dose de vacina contra a Covid-19.

Os dados levam em conta um total de 2.173.728 habitantes, que é o número estimado pelo IBGE de alagoanos maiores de idade. As estatísticas de vacinação não levam em consideração os menores de 18 anos, pois este grupo não foi inserido no Plano Nacional de Imunização.

A perspectiva é que essa porcentagem amplie nos próximos dias, já que praticamente todo o estado de Alagoas já está vacinando a população que não faz parte dos grupos prioritários.

Outro ponto que gera esperança para os alagoanos é a aprovação, mesmo com restrições, da importação da vacina russa Sputnik V.

Nessa segunda-feira (8), Renan Filho e outros governadores do nordeste se reuniram, através de videoconferência, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o Fundo Soberano Russo para tratar da importação imediata dos imunizantes.

"De início, a Anvisa aprovou a importação de 1% das vacinas para que a gente inicie, gradativamente, a vacinação do nosso povo. Precisamos ter no Brasil todas as vacinas que estiverem disponíveis no planeta, porque, para vencer a pandemia, só há um caminho: a vacinação das pessoas”, sustentou Renan Filho.

O governador alagoano também afirmou que o estado deve receber em breve doses da vacina Janssen.

"Já estamos vacinando com a Coronavac, a AstraZeneca e, mais recentemente, com imunizantes da Pfizer. Nos próximos dias, chegarão vacinas novas da Janssen e, se estas forem adicionadas às vacinas Sputnik – agora com a aprovação da Anvisa – a gente terá condição de imunizar o nosso povo o quanto antes”, comemorou o governador de Alagoas.