Centros de Saúde estarão abertos no sábado para vacinar população contra a Influenza H1N1
Fazem parte do público alvo: gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos, idosos e professores

Atenção, Arapiraca! Se você faz parte do público-alvo da vacinação contra a Influenza H1N1 e ainda não tomou o imunizante, neste sábado (19), das 7h30 Às 17h, os cinco Centros de Saúde de Arapiraca estarão abertos para receber você.
Confira o endereço dos Centros de Saúde de Arapiraca abaixo:
1º Centro de Saúde – Rua Odilon Araújo Amorim, bairro São Luiz;
2º Centro de Saúde – Rua Expedicionários Brasileiros, bairro Baixa Grande;
3° Centro de Saúde – Rua Manoel Francisco Cazuza, bairro Santa Edwiges;
4º Centro de Saúde – Rua Nossa Senhora da Salete, bairro Itapoã;
5º Centro de Saúde – funcionando provisoriamente na UBS Marinete Francisca Nunes, localizada na rua Antônio Marroquim, bairro Baixão.
A vacinação é muito importante, pois a Influenza H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. E costuma causar complicações, principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde.
Acredita-se que todas as epidemias anuais de gripe sazonal resultem em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos de doenças graves e na morte de cerca de 250 mil a 500 mil pessoas.
“A Influenza H1N1 é uma doença perigosa e que, felizmente, pode ser prevenida através da vacinação. Sendo assim, se você faz parte do público-alvo da campanha, não perca tempo”, disse a coordenadora de doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
Fazem parte do público-alvo da primeira e segunda etapa de vacinação contra a Influenza gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, idosos e professores.
A terceira e última etapa de vacinação contra a Influenza vai de 18 de junho a 9 de julho, e é destinada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é obrigatório levar a caderneta de vacinação e um documento oficial com foto.
Influenza e Covid-19
É muito importante deixar claro que as vacinas contra a Influenza e contra a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitados.
“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.
É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
