TRE define na próxima semana data da eleição para prefeitura Campo Grande
Desembargadores decidem sobre novos prazos eleitorais e data do pleito
Após seis meses do mandato-tampão da vereadora Josefa Barbosa (Republicanos), como prefeita de Campo Grande, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve decidir, no próximo dia 23, a data das eleições complementares para o município.
A informação foi confirmada no início da tarde desta terça (15), pela assessoria de comunicação do TRE, que informou ainda que que, na discussão, os desembargadores irão decidir se as candidaturas já registradas serão mantidas ou se o processo eleitoral será retomado do início, abrindo novamente prazo para o registro de chapas.
A eleição complementar para a prefeitura de Campo Grande é resultado da cassação da chapa encabeçada pelo ex-prefeito Arnaldo Higino, que obteve 51,4% dos votos válidos na eleição de novembro. O político teve contas referentes ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas devido a irregularidades pelo Tribunal de Contas. Higino também respondeu a processo de inelegibilidade por revezamento na disputa pelo Poder Executivo, junto com a sua esposa, Suzy Higino, entre as prefeituras vizinhas de Campo Grande e Olho d'Água Grande.
Com a cassação da chapa do ex-prefeito confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anulação do resultado da votação, a vereadora eleita como presidente da Câmara, Josefa Barbosa, assume como prefeita do município até a realização da eleição complementar.
O TRE chegou a definir, no início do ano, que as eleições aconteceriam no dia 11 de abril, mas em decorrência da pandemia e do aumento na quantidade de casos de Covid-19, o pleno do Tribunal suspendeu a eleição e ficou para definir uma nova data.
Moradores de Campo Grande já fizeram várias denúncias a respeito da falta de medidas enérgicas da prefeitura para aplicação das medidas de distanciamento social definidas por decreto estadual.
"Todos os fins de semana, a praça vira ponto de aglomeração de jovens, a maioria sem usar máscaras. Aqui na cidade, as pessoas falam que a prefeitura não se importa em fiscalizar e acabar com essas aglomerações porque enquanto a quantidade de casos continuar alta, não vai ter nova eleição", informou um morador de Campo Grande, que enviou vídeo com imagens de aglomeração na praça principal do município.
A assessoria de comunicação do TRE afirmou que o Tribunal também têm recebido denúncias sofre a falta de fiscalização das medidas de distanciamento social, mas como não se tratam de irregularidades de cunho eleitoral recomenda que as denúncias sejam encaminhadas a um dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
