Secretário George Santoro recebe Prefeito Ronaldo Lopes, servidores do SAAE e vereadores
Penedo é parte da unidade regional identificada como Bloco B, que reúne mais 48 municípios do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão
O Novo Marco Legal do Saneamento Básico brasileiro implica na obrigatoriedade, para todos municípios, de ofertar água potável e tratamento de esgoto para pelo menos 90% da população.
Penedo atende o primeiro requisito em praticamente 100%, mas ainda está longe de se adequar ao saneamento básico e nem o SAAE dispõe de recursos financeiros para tanto, cerca de cento e sessenta milhões de reais somente para se estruturar, sem contar o capital necessário que precisaria para disputar a concessão dos serviços com grandes empresas da iniciativa privada.
As dúvidas a respeito das consequências da legislação federal foram debatidas nesta segunda-feira, 21, durante encontro articulado pelo Prefeito Ronaldo Lopes.
A troca de informações reuniu vereadores penedenses, representante do Sindspem e servidores do SAAE com o Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro; Renata Santos, Secretária Especial do Tesouro Estadual; Everaldo Prado, consultor do projeto; e Gustavo Lopes. diretor-presidente do IMA Alagoas.
Ronaldo Lopes, representantes da comissão do SAAE e da Câmara Municipal de Penedo fizeram diversos questionamentos, assim como o advogado indicado pelo Sindspem.
Em pauta, temas como garantias trabalhistas, a prestação do serviço para a zona rural, tarifa social, investimentos que poderão ser feitos com os recursos advindos da concessão, modelo de contrato, o desenrolar do processo com prazos curtos e o leilão previsto para acontecer em 2022.
Penedo é parte da unidade regional identificada como Bloco B, que reúne mais 48 municípios do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão.
Nenhuma dessas cidades e nem as demais alagoanas estão aptas a cumprir o Novo Marco Legal do Saneamento, por isso Alagoas avançou no planejamento que apenas mais três estados brasileiros também atentaram para a necessidade de adequação à lei que vigora desde o ano passado.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
