Economia

Produção de comidas típicas de São João fortalece renda de famílias arapiraquenses

O milho é a matéria-prima para a produção de pamonhas, canjicas e bolos da época

Por 7 Segundos 23/06/2021 06h06 - Atualizado em 23/06/2021 06h06
Produção de comidas típicas de São João fortalece renda de famílias arapiraquenses
Família trabalha na produção de pamonhas e montou a empresa Pamonhas Arapiraca - Foto: 7 Segundos

Com a pandemia do novo coronavírus, desde março do ano passado, quem trabalha por conta própria e em casa teve que se reinventar para não parar os negócios. Neste período de festas juninas, a produção de comidas típicas está a todo vapor e a procura é grande nesta época do ano em Arapiraca.

Foi justamente no ano passado, que o casal José Hélio, 54 anos, e Maria Vitória, 51 anos, contaram com a ajuda do filho Hélio Júnior, 21 anos, e abriram o delivery da empresa Pamonhas Arapiraca, que já existe há treze anos na terra de Manoel André.


Das pamonhas distribuídas para as padarias da cidade vieram no cardápio da empresa canjica, bolos de milho e macaxeira e o próprio milho cozido.

A produção da Pamonhas Arapiraca aumenta durante o período junino. Segundo Hélio Júnior são produzidas 50 pamonhas por dia com duas rodadas de produção. A primeira às 7 horas da manhã e a segunda rodada ao meio-dia.


“Eles começaram do zero e acordam às 4 horas da madrugada para fazer as pamonhas e contam com a ajuda dos filhos e de dois funcionários. Entre erros e acertos eles conseguiram chegar à receita que teve a aceitação dos clientes”, disse Júnior.

O próprio filho de seu Hélio e dona Vitória criou o sistema de atendimento ao cliente, o site da empresa e o Instagram Pamonhas Arapiraca. “Minha contribuição tem dado certo e ajudado muito no negócio’, disse ele. Os produtos são vendidos apenas por delivery, das 15h às 19h, na sede da empresa, no bairro Eldorado.

Empreendedorismo culinário

Com dons culinários, a cozinheira Fabiane Lopes, da empresa Delícias de Fabi, trabalha em casa com um cardápio adaptado para as datas comemorativas. No período das festas juninas não é diferente. O que muda é apenas a receita com as comidas à base de milho.


São bolos de macaxeira, milho e até bolo de pamonha, que vai para o forno com a palha do próprio milho. Ela promete que este bolo cremoso é irresistível e tem saída garantida nesta época do ano.

Outra receita que tem muita saída é o Pé de Moleque Gourmet, um bolo do tipo ‘’vulcão’ recheado com doce de leite, brigadeiro e cobertura crocante de amendoim.

“Estamos trabalhando apenas sob encomendas e a produção aumenta no São João. Os bolos de milho, pamonha e macaxeira são os que mais saem”, afirmou.

Já as canjicas e as pamonhas doces e salgadas só são produzidas quando o cliente pede, porque, segundo Fabiane Lopes, são receitas que devem ser feitas com antecedência.

“É uma produção mais trabalhosa e deve ser feita em uma certa quantidade e requer mais tempo para entregar ao cliente”, disse Fabiane Lopes.

Prazer em cozinhar


O dom de cozinhar também está no gene da empreendedora Fátima Tertuliano, que tem prazer em preparar as próprias receitas e garantir uma renda extra nos festejos juninos.

Pamonha, canjica, bolos de milho e macaxeira são os produtos que tem pedido certo e cliente garantido. A pandemia da Covid-19 também mudou a rotina de Fátima Tertuliano, que tinha uma barraquinha em frente à casa, no bairro Massaranduba.


“Com a retirada da barraquinha diminuímos a produção, mas não deixamos de atender nossos clientes que sempre fazem seus pedidos nesta época do ano”, disse Fátima Tertuliano.

Serviço:

Pamonhas Arapiraca

Instagram: @pamonhas_arapiraca
WhatsApp: (82) 9.2001-0198

Delícias de Fabi

Instagram: @deliciasdefabi
WhatsApp: (82) 9.9615-3922

Fátima Tertuliano

Instagram: @mariadefatimatertuliano
WhatsApp: (82) 9.9947-8675