Alagoas é o estado do Nordeste que mais abriu empresas este ano
Na classificação nacional, Alagoas ocupa, proporcionalmente, o quinto lugar.
![Alagoas é o estado do Nordeste que mais abriu empresas este ano](https://img.7segundos.com.br/O_YuUPHsTdX2ax-HdL0l3ITdFnM=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/diadascrianas-646x431jpg.webp)
Apesar da pandemia do novo coronavírus, Alagoas foi o estado do Nordeste com a maior taxa de abertura de empresas nos primeiros quatro meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação nacional, Alagoas é o quinto estado do país com a maior proporção de empresas abertas. É o que apontam os dados do último boletim do Mapa de Empresas do Brasil, analisados pela Agência Tatu.
Com os dados coletados do Painel Mapa de Empresas, é possível observar uma série histórica com o número de empreendimentos abertos e fechados a cada mês. No comparativo dos primeiros quadrimestres de 2021 e 2020, apesar de também haver aumento no número de empresas fechando as portas, o percentual de novas empresas criadas supera o das empresas que fecharam.
No panorama geral do Nordeste, a região registrou a criação de mais de 230 mil empresas de janeiro a abril deste ano, o que representa um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020. Para o número de empresas extintas, o aumento foi de 26%, com mais de 75 mil empresas encerrando suas atividades.
Em Alagoas, foram abertas mais de 14 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2021, 51,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Foi registrado ainda um aumento de 32% na taxa de extinções, com 4209 empresas deixando de existir no estado. Na região, o Maranhão foi o estado que apresentou tanto a menor taxa de extinção (16%), como a menor taxa de crescimento (27%).
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Em relação às empresas registradas como MEI, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2020, Alagoas registra em 2021 o maior crescimento no número de Microempreendedores Individuais registrados do Brasil, com um aumento de 52,5%.
Ainda segundo o boletim, o MEI é responsável por 56,5% dos negócios ativos do Brasil, além de representar 80,1% das empresas abertas no primeiro quadrimestre desde ano.
Últimas notícias
![Alagoas se destaca em programa do Governo Federal com aumento no número de cirurgias eletivas](https://img.7segundos.com.br/LHy8AYTv7uIQPAuLup5zGDce5JE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alagoas-registra-crescimento-no-numero-de-cirurgias-eletivas-e-prioritarias-pelo-sus.jpg)
Alagoas se destaca em programa do Governo Federal com aumento no número de cirurgias eletivas
![Leonardo Dias repudia ação que retira lideranças religiosas de instituição em SP](https://img.7segundos.com.br/hjiDEBimjbeGoyAx0kVmGUJvL1g=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-01-30-at-194433.jpeg)
Leonardo Dias repudia ação que retira lideranças religiosas de instituição em SP
![Cabo Bebeto repudia cassação de mandato de Carla Zambelli: 'isso não é democracia'](https://img.7segundos.com.br/98y68eXJxDCGSs96rEUtXuZ37o4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-01-30-at-194354.jpeg)
Cabo Bebeto repudia cassação de mandato de Carla Zambelli: 'isso não é democracia'
![Colisão entre dois carros é registrada no Clima Bom, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/aUxUBQxT6TeLj18ifQqO_HOuJUM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/design-sem-nome-49.png)
Colisão entre dois carros é registrada no Clima Bom, em Maceió
![Primo de ex-secretário da Segurança Pública é morto a tiros dentro de mercadinho em Maceió](https://img.7segundos.com.br/XPmOZhaWnWpifipE3V7fYP_mYDo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-01-30-at-174812-1.jpeg)
Primo de ex-secretário da Segurança Pública é morto a tiros dentro de mercadinho em Maceió
![Corpo de morador de rua assassinado a pauladas está sem identificação no IML](https://img.7segundos.com.br/AqKZAbCzj2lKSIid7YVoKrq89vk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-01-30-at-100322.jpeg)
Corpo de morador de rua assassinado a pauladas está sem identificação no IML
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)