Professor acha mochila com mil reais e entrega à PM em RR
'Vale a pena fazer o certo', diz Rômulo. Quantia foi devolvida à dona
A aula de educação física do professor Rômulo Silva de Araújo, na semana passada, terminou com uma aprendizagem além das atividades esportivas: com uma lição de honestidade. Ele e os estudantes, encontraram uma mochila com mais de mil reais e entregaram para Polícia Militar devolver à dona.
A surpresa aconteceu durante a aula da última sexta-feira (25), no parque Anauá, bairro São Francisco, em Boa Vista. Ao G1, Rômulo contou que ficou surpreso ao encontrar o dinheiro, quando abriu a mochila para procurar algum documento de identificação do dono.
"Estávamos eu e o grupo de alunos lá no Parque Anauá, aí, eles apontaram e disseram: eita, professor, alguém esqueceu uma mochila aqui. Nós abrimos para ver se encontrávamos algum documento de identificação e, para a nossa surpresa, encontramos mais de mil reais nela", contou.
Rômulo é professor e coordenador pedagógico em um cursinho preparatório para carreira militar. Segundo ele, naquele dia, tinha perdido R$ 130 e precisava desta quantia. Em meio a situação, o grupo começou a discutir sobre o que fazer com a bolsa encontrada, mas a maioria optou por devolver.
"Eu não poderia me furtar da responsabilidade e, também, estava ali diante de alunos e disse: eu já sei o que nós vamos fazer. Vamos pegar essa mochila, procurar algum posto da polícia e fazer o que é certo", disse o militar, acrescentando que aquela atitude, virou uma lição para os alunos, que são adolescentes e cursam o ensino médio.
Ao chegar no posto da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da PM, que fica no parque, o professor contou que teve outra surpresa: ele foi atendido por um agente da PM, que já tinha sido seu aluno no segundo grau.
Rômulo disse que ficou emocionou ao ouvir do ex-aluno, que não esperava outra atitude do professor, que não fosse a de procurar o dono da bolsa para devolver.
"Nesse momento, eu lembrei da minha mãe. De tudo o que eu aprendi com ela. Dos valores que ela plantou em mim e na minha família com tanta dificuldade, tanta luta".
Ainda conforme o professor, depois que deixou a bolsa na CIPA, os policiais encontraram dentro um cartão de transporte público. "Foi aí que nós nos demos conta de que ninguém tinha perdido nenhuma bolsa, mas sim, era fruto de um roubo".
"A minha única ação foi pegar e devolver. Vale a pena. Essa lição, vai ficar para o resto da minha vida, para os meus filhos que são pequenos. Sempre vale a pena fazer o que é certo. Nós achamos mais de mil reais, mas vamos devolver porque esse dinheiro não é nosso", frisou Rômulo.
Rômulo contou, ainda, que gostaria de conhecer a vítima do roubo, pois não imaginava que a história teria esse desfecho. No entanto, foi informado pela PM de que a vítima teve seu celular roubado junto da mochila.
Procurada, a Polícia Militar informou que a proprietária dos objetos e do dinheiro foi localizada e o material foi entregue à filha dela na tarde desse sábado (26).
A PM não chegou a ser acionada para atendimento da ocorrência, no entanto, informou tratar-se de um caso em que a vítima foi assaltada na tarde de sexta, em frente à vila da Base Aérea.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
