Sertão

[Vídeo] Pescadores agradecem São Pedro pela fartura de peixes em açude de Jaramataia

Cerca de 450 moradores da comunidade que fica no sertão alagoano, vivem da pesca artesanal realizada nas águas de um açude público construído pelo Denocs há quase 60 anos

Por 7Segundos 29/06/2021 13h01 - Atualizado em 29/06/2021 13h01
[Vídeo] Pescadores agradecem São Pedro pela fartura de peixes em açude de Jaramataia
Canoa que conduzir a imagem de São Pedro em procissão no açude do Denocs de Jaramataia - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

A pesca artesanal é a principal atividade dos moradores do Povoado São Pedro, que fica na zona rural de Jaramataia, município do sertão alagoano. O nome do povoado foi escolhido justamente pela relação da maioria dos moradores da comunidade com a pesca. É que o povoado fica às margens do maior açude construído pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no semiárido de Alagoas.

O açude que banha o povoado tem capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos de água e começou a ser construído em 1962, sendo entregue à população em 1967. Com a finalidade de se tornar uma alternativa para o abastecimento de água no período da estiagem, o reservatório, com o passar dos anos, passou a ser utilizado também como fonte de renda com a pesca.

Açude do Dnocs de Jaramataia está cheio, para a alegria dos moradores do Povoado São Pedro. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Cerca de 450 pessoas vivem no Povoado São Pedro. A maioria tira o sustento da pesca artesanal, realizada com rede ou tarrafa, mas, sem deixar de lado a agricultura de subsistência e a criação de animais, como cabras e gado leiteiro, como complemento da renda familiar já que a comunidade fica localizada no semiárido.



Origem

A relação dos moradores da comunidade com São Pedro começou em 1992. Até esse ano, a localidade era conhecida simplesmente pelo nome de “Acampamento”. Seu Aloisio dos Santos, presidente da Associação de Pescadores do Povoado São Pedro, ligada à colônia de pescadores Z-29, conta que foi um vereador por Jaramataia que teve a ideia de batizar o povoado com o nome do santo que também foi pescador e aquele, dentre os 12 apóstolos de Cristo, designado para governar a igreja. São Pedro é conhecido também por ser o santo que possui as chaves do céu e que tem o poder divino de mandar chuva aqui para a terra, segundo a cultura popular.

“Hoje somos gratos a esse vereador pela escolha do nome poque nós aceitamos e tem tudo a ver com a gente porque somos pescadores também”, conta seu Aloisio.

Igrejinha de São Pedro do Povoado do mesmo nome em Jaramataia, sertão de Alagoas.Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos  



Os pescadores também relatam momentos difíceis que passam por causa da estiagem que sempre assola a região e dificulta a vida de todos na comunidade, alguns anos mais, outros, menos. Um episódio recente serviu para aumentar a fé em São Pedro, conta Seu Aloisio. Ele relembra secas históricas como a de 2012, quando o nível do açude baixou muito, prejudicando a pesca.

A última seca pesada que enfrentaram foi em 2016, relatam os pescadores. Até esse ano, coincidência ou não, a procissão em homenagem à São Pedro era realizada apenas por terra, pelas ruas da comunidade. A partir de 2017 os pescadores moradores passaram a realizar também a procissão pelas águas do açude e a partir de então, coincidência ou não, nunca mais faltou água no açude. “São Pedro sempre manda chuva para o nosso açude e nunca mais ele secou e nem faltou peixe para nós, graças a Deus e a São Pedro”, conta o pescador Walter Santos.

Imagem de São Pedro ao lado da imagem do Cristo crucificado e da imagem de Nossa Senhora Aparecida.Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Pesca

Das águas do velho açude os moradores do Povoado São Pedro conseguem pescar espécies como a corvina, a piaba, a xira, piau e a tilápia. A pesca é feita com canoas, redes e tarrafas. A venda do pescado é feita em feiras livres da região e também de porta em porta. Com tanta tradição com o peixe, não seria diferente a comunidade também preparar pratos típicos como um ensopado de peixe ou uma peixada cozida.

Prato preparado com peixe pescado no açude de Jaramataia. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Tradição

Outra tradição da comunidade é fazer as fogueiras em homenagem aos santos do mês de junho. Apesar da pandemia, como a comunidade fica numa área rural, moradores de casa mais distantes se preparam para acender a fogueira em homenagem a São Pedro também no dia do santo, como a Dona Maria Lúcia, 65 anos, esposa de um ex-pescador. “Não podemos deixar de acender a fogueira para o nosso protetor, São Pedro”, disse a dona de casa. eu Vinícius Correia, marido de Dona Maria Lúcia, já foi pescador e também agradece dádivas que o santo proporcionou à comunidade desde que foi escolhido padroeiro. "São Pedro é o nosso guia e sempre manda a chuva quando a gente precisa", disse o ex-pescador.

Dona Maria Lúcia montando a fogueira que vai acender em homenagem a São Pedro neste dia 29 de junho. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Procissão

Apesar da pandemia, a comunidade programou algumas atividades para este dia 29 d junho em homenagem a São Pedro. A procissão no açude está programada para começar às 14h e no finalzinho da tarde, por volta das 17h, vai ter missa e batizado na igrejinha de São Pedro,na própria comunidade. “Não podemos fazer festas por causa da pandemia, mas também não podemos deixar de agradecer a São Pedro por tudo o que ele faz por nós”, conta o pescador Antonio dos Santos.

Além de São Pedro, os pescadores também levam a imagem de Nossa Senhora Aparecida em procissão neste dia 29 de junho em agradecimento à santa que foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, atual estado de São Paulo, no início do século XVIII, segundo conta a história.

Embarcações vão percorrer as águas do velho açude do Dnocs neste dia 29 de junho no Povoado São Pedro em Jaramataia. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos