Alagoas

Prazo para vacinação contra febre aftosa em AL é prorrogado até 16 de julho

Falta de vacina no mercado motivou o novo pedido de prorrogação ao Ministério das Agricultura, informou a Adeal

Por 7Segundos 29/06/2021 17h05
Prazo para vacinação contra febre aftosa em AL é prorrogado até 16 de julho
Vacinação contra a febre aftosa - Foto: Reprodução/Web

Criadores de Alagoas que ainda não vacinaram o rebanho contra a febre aftosa ganharam um tempo a mais para imunizar os animais. O prazo para a vacinação foi prorrogado mais uma vez. Agora os criadores têm até o dia 16 de julho para efetuar a compra da vacina. O prazo para declaração também foi estendido, mas para 31 de julho. A Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), informou que fez o pedido ao Ministério da Agricultura pleiteando um novo prazo para o final da campanha pela dificuldade dos criadores de encontrarem vacina no mercado e a resposta do Ministério da Agricultura concedendo o nova data se deu nesta segunda-feira (28).

A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que se encerraria inicialmente em 31 de maio, foi adiada para o 30 de junho também pelo mesmo motivo, a dificuldade do criador de comprar vacina nas revendas agropecuárias autorizadas que também estão com dificuldade de adquirir as vacinas junto aos laboratórios devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, a campanha foi prorrogada mais uma vez.

Declaração

O criador que adquirir a vacina até o prazo definido e imunizar os animais, deverá procurar um escritório da Adeal para realizar a atualização e declaração do seu rebanho até o dia 31 de julho. Dessa forma ele vai garantir a sanidade de seu rebanho e evitará as sanções legais, por não vacinar ou declarar. É importante lembrar que para transitar ou realizar quaisquer negociação dos com seus animais é necessário estar em dias com a vacinação.

Máscara

Devido ao período da pandemia, a Adeal solicita aos criadores que ao se dirigirem aos escritórios da Adeal, façam uso de máscaras e tomem todas as medidas necessárias de combate a Covid-19.

Meta

Em Alagoas a meta é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos no estado, totalizando 1,3 milhão de animais, independentemente da idade. A Adeal estima que a nova prorrogação dos prazos possibilite aos criadores ter acesso à vacina, informou o médico veterinário Wyrlanilson Luiz, Fiscal Estadual Agropecuário e Chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Arapiraca. “Esperamos que os criadores continuem fazendo sua parte, como vem acontecendo há muitos anos, imunizando os animais para que Alagoas cumpra com as determinações dos órgãos sanitários certificadores e assim alcancemos o Status de Zona Livre Sem Vacinação, dentro do cronograma estabelecido no Plano Estratégico do Programa de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA 2017 – 2026”, acrescentou Wyrlanilson.