Luciano Barbosa se diz indignado com ação envolvendo ambulante e promete diálogo
Prefeitura de Arapiraca tem promovido realocações no Centro e mercados
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, usou as redes sociais neste sábado (03) para demonstrar indignação com um vídeo que mostra uma abordagem a um ambulante.
De acordo com ele, a ação foi violenta e o deixou surpreso. O comércio da cidade tem passado por mudanças após o programa “Cidade Viva”. Dentre as principais funções da inciativa, está a realocação das pessoas que comercializam seus produtos em espaços públicos.
O objetivo é deixar o Centro de Arapiraca, mercados e feiras organizados para pedestres, pessoas com deficiência e toda a população, com faixas, estacionamentos e espaço para os ambulantes.
“Mas vamos fazer tudo na base do diálogo, entendendo que queremos uma Arapiraca para todos. [...] Que esse fato seja um fato isolado e sirva de reflexão para que tudo aconteça preservando a dignidade de ambas as partes e pensando no bem comum de nossa cidade”, escreveu.
O caso citado pelo prefeito de Arapiraca ocorreu nessa sexta-feira (02) com um vendedor de frutas. Após a ação, o ambulante, que já era cadastrado junto ao município, foi recebido na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada no Centro Administrativo, onde assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e, logo em seguida, pôde reaver toda sua mercadoria.
Confira na íntegra texto postado por Luciano Barbosa:
“Vamos organizar o centro para que pedestres, pessoas com algum tipo de deficiência, pontos de faixa de pedestres, locais de estacionamento e ambulantes possam conviver em harmonia. Mas vamos fazer tudo na base do diálogo, entendendo que queremos uma Arapiraca para todos. Ambulantes, público e comércio regular têm que encontrar a convergência para um centro urbano que sirva à cidade. Estamos fazendo esse trabalho no mercado verde, no mercado público e nas feiras livres, com diálogo e padronização para criar mais oportunidade de trabalho e viabilizar pequenos negócios.
A nossa cidade tem um forte espírito empreendedor que se expressa nesses pequenos negócios e na capacidade de trabalho de seu povo. Com habilidade e inteligência para aproveitar esse potencial nós podemos multiplicar a nossa capacidade de crescimento. Vamos continuar trabalhando, organizando os ambulantes, fazendo cursos com o SEBRAE, buscando linhas de crédito para pequenos negócios para aqueles que quiserem e inseri-los na rede de produção e comércio de nosso município. Acolher, ser parceiro e organizar, essa é a missão do poder público com os ambulantes. Isso se faz com diálogo e persistência. E vamos conseguir. Até agora o que tenho visto é uma aproximação através do diálogo entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Associação dos Ambulantes. Que esse fato seja um fato isolado e sirva de reflexão para que tudo aconteça preservando a dignidade de ambas as partes e pensando no bem comum de nossa cidade”.
Últimas notícias
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira (4)
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Sofrimento prolongado e morte: MPAL leva à Justiça dois casos extremos de maus-tratos
Polícia Militar apreende metralhadoras e drogas em ônibus interestadual, no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
