[Vídeo] Município de Arapiraca anuncia retorno das aulas presenciais ainda para julho
Reinício das aulas presenciais ainda deverá ser no sistema híbrido, afirma secretária de educação Ivana Carla durante lançamento do Programa Inova Mais Educação feito pelo prefeito Luciano Barbosa
As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Arapiraca deverão ter início ainda em julho de 2021 no sistema híbrido (combinando os ensinos remoto e presencial) . A afirmação foi feita pela secretária de educação do município, Ivana Carla, durante lançamento do Programa Inova Mais Educação, feito pelo prefeito Luciano Barbosa em solenidade realizada nesta terça-feira (06) no Planetário e Casa de Ciência, no Bairro Zélia Barbosa Rocha.
Preparativos
A retomada das aulas presenciais começou a ser cogitada com base nas avaliações epidemiológicas realizadas durante a pandemia do coronavírus, informou a secretária Ivana Carla. “Nós estamos nos preparando para esse retorno ainda para este mês de julho, mas ainda vamos fazer um diagnóstico final da situação para definir a data”, informou a secretária Ivana Carla.
Protocolo
A secretária Ivana Carla informou ainda que EPIs (equipamentos de proteção individual) e produtos sanitizantes para o protocolo de segurança contra a Covid-19 já foram distribuídos às escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca. “Os professores estão recebendo a formação de orientação para esse retorno, os ambientes escolares estão sendo preparados para isso. Muitas escolas estão passando por reforma e essas irão manter o ensino remoto, mas aquelas unidades de ensino que estiverem adaptadas e prontas para o ensino presencial, irão iniciar já as aulas”, afirmou a secretária
Sobre o retorno das aulas presenciais, o prefeito Luciano Barbosa disse que a educação foi um dos setores mais penalizados com a pandemia e os alunos estão sofrendo as consequências disso, disse o prefeito. “Nós, enquanto município, estamos recebendo através da Secretaria de Saúde, todo o suporte com informações e dados sobre a pandemia e os índices de contaminação e ocupação de leitos para que possamos acompanhar tudo para tomar a decisão e nos prepararmos para essa volta às aulas com total segurança”, enfatizou o prefeito.
Inova Mais Educação
O anúncio do retorno das aulas presenciais ainda para este mês de julho em Arapiraca foi feito durante a solenidade de lançamento do Programa Inova Mais Educação, fito pelo prefeito Luciano Barbosa com a presença da secretária de educação, Ivana Carla, além de secretários de outras pastas, vereadores, gestores e servidores da área educacional.
O projeto consiste em fortalecer o setor com investimentos em todas as suas áreas de atuação, desde a gestão, passando pela capacitação dos servidores e professores, além da modernização das unidades de ensino com a reforma de algumas unidades escolares e a implantação de novas escolas de tempo integral. “Nossa prioridade número um é o aluno, as famílias esperam que aquela criança que vai à escola tenha as portas do mundo abertas para ela através da educação para que ela possa vencer na vida. A educação é um investimento a longo prazo e nós estamos fazendo esse investimento novamente aqui em Arapiraca através desse programa ”, disse o prefeito Luciano Barbosa.
O Superintendente Pedagógico da Secretaria de Educação, João Paulo Holanda, explicou que o Inova Mais Educação foi criado a partir de um diagnóstico do setor que começou a ser realizado no mês de março com a reformulação dos projetos de escolas de tempo integral, a aquisição e entrega dos EPIs, planejamento para a educação infantil e educação para jovens e adultos e descentralização dos recursos da merenda escolar, entre outros itens. “Nós organizamos o trabalho num cronograma de atividades prioritárias visando dar todo o suporte possível para a toda a execução do planejamento”, explicou João Paulo Holanda.
Investimentos
O prefeito Luciano Barbosa anunciou investimentos na ordem de R$2,5 milhões para a descentralização dos recursos para a educação, dando mais autonomia às escolas no gerenciamento de seus problemas, incluindo também a descentralização dos recursos da merenda escolar no município, possibilitando também mais independência por parte das escolas na administração desses recursos, fortalecendo o setor produtivo agrícola da região e incentivando à agricultura familiar.