Alagoas

Energia solar produzida por miniusinas do Litoral Sul de Alagoas serão consumidas pela Casal

Unidades fotovoltáicas estão sendo construídas nos municípios de Coruripe e Penedo

Por Assessoria 07/07/2021 14h02
Energia solar produzida por miniusinas do Litoral Sul de Alagoas serão consumidas pela Casal
Casal vai consumir energia solar produzida em duas miniusinas do litoral Sul - Foto: Assessoria

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) conheceram, nessa terça-feira (6), os canteiros de obras das miniusinas fotovoltáicas que estão sendo construídas no Estado, uma no Sítio Camorim das Moças, em Coruripe, e a outra no Povoado Peixoto, em Penedo.

Cada unidade está instalada numa área territorial de cinquenta mil metros quadrados numa região escolhida por apresentar mais proximidade com a melhor luminosidade em Alagoas. Além de equipamentos de última geração, cada estrutura dispõe de oito mil placas (células) fotovoltáicas que captam a luz solar e transformam em energia elétrica.

Quando estiverem prontas, as duas miniusinas vão fornecer 5 Mega Watts de energia a ser compensada nas contas de baixa tensão da Casal durante 20 anos, conforme contrato de locação já assinado, tendo como modelo de contratação “on gride” com a concessionária Equatorial Alagoas. Ou seja, a Companhia continua na rede da Equatorial, mas terá o desconto em virtude da energia contratada dessas usinas e que será jogada na rede da Equatorial.

O crédito será para todas as contas da Casal ligadas em rede de “baixa tensão”, como, por exemplo, escritórios (prédios próprios), estações elevatórias de água e de esgoto que estejam ligadas a redes de baixa tensão. Isso vai gerar, para a Companhia, 15% de economia mínima (podendo aumentar) em todas as contas de baixa tensão.

Durante a visita dos profissionais da Casal, o dono da empresa Central Energética de Alagoas (Cesol), Marcos Miranda, responsável pelas miniusinas, discorreu sobre as estruturas e previu que as duas unidades devem ser inauguradas no final do mês de agosto próximo.

Na ocasião estiverem presentes o vice-presidente Corporativo (VPC), Victor Vigolvino, o superintendente Técnico (Sutec), Thales Cabral, e o gerente de Eficiência Energética (Gefen), Mauro Azevedo, todos da Casal.

Para Victor Vigolvino, a instalação das usinas chega em boa hora para a Companhia. “É um marco de modernização para a Casal, que visa mais eficiência, sustentabilidade e redução de custos energéticos de baixa tensão. Além disso, colabora com o meio ambiente”, ressaltou.

Já para Marcos Miranda, as usinas vão representar um ganho na economia da Casal e de Alagoas. “Fico feliz em saber que um projeto dessa magnitude é pioneiro em Alagoas. Além do mais, sei que a Companhia vai ter uma redução de 15% no custo direto com energia”, destacou.