Advogado esclarece quem pode requerer a indenização por incapacidade ou óbito pela covid
Thiago Arns, explica que no caso de pessoas que faceleram pela doença, os familares podem receber a indenização

Em março de 2021, foi publicada uma lei que estabelece forma de indenização para profissionais e trabalhadores de saúde que ficarem permanentemente incapacitados para o trabalho ou, ainda, falecerem em razão do novo coronavírus.
Como requisito temporal, é necessário que a contaminação tenha sido durante o estado de emergência de saúde pública de importância nacional (Espin-Covid-19), que teve início em 03 de fevereiro de 2020 e ainda sem data para encerramento.
Pela Lei, podem beneficiar-se os profissionais que trabalharem no atendimento direto a pacientes acometidos pela Covid-19, ou realizarem visitas domiciliares em determinado período de tempo.
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área de saúde podem receber a indenização. Além disso, trabalhadores dos necrotérios, coveiros, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde trabalhadores da limpeza, trabalhadores da lavanderia, copeiras, administrativos, segurança, maqueiros, motoristas de ambulância também se enquadram na lei.
Além do valor de R$ 50 mil para os trabalhadores da linha de frente incapacitados permanentemente, ou para os familiares daqueles que foram à óbito por complicações da Covid-19, os dependentes também recebem uma indenização até certa idade.
“Para os filhos, o cálculo da indenização será: R$ 10 mil por ano inteiro ou incompleto que faltem para cada dependente atingir 21 anos de idade ou 24 anos se estiver cursando nível superior”, explica o advogado trabalhista, Thiago Arns.
“Passados mais de 03 meses da publicação, ainda não foi criada a regra sobre o órgão que deverá receber os pedidos e efetuar os pagamentos.”, ressalta o advogado.
Últimas notícias

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
