Covid -19

Vereadora de Palmeira propõe punição para quem tentar escolher vacina contra Covid-19

Para Adelaide França (PSB), quem quer escolher marca deve ser colocado no fim da fila da vacinação

Por 7Segundos com Assessoria 09/07/2021 13h01
Vereadora de Palmeira propõe punição para quem tentar escolher vacina contra Covid-19
Adelaide França, vereadora pelo município de Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

Nesta quarta (07), no retorno das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, a vereadora Adelaide França apresentou uma indicação para que o executivo municipal estude a expedição de um Decreto, determinando que a pessoa que se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 disponível, assine um termo de responsabilidade que a coloque automaticamente no fim da fila da vacinação, só se vacinando no final da campanha de imunização, ou seja, depois do último adulto de 18 anos na fila, e se porventura a pessoa se recuse a assinar, duas testemunhas que estarão trabalhando no local assinarão.

“O município recebe as doses do governo estadual, e que as faixas etárias nas quais será aplicado o imunizante também é determinada pela Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, não há possibilidade de escolher o imunizante por marca, afinal, a melhor vacina é a que está no braço.” comentou a vereadora durante a sessão.

A recusa por determinadas vacinas contra o Covid-19 e a escolha por doses de laboratórios específicos têm sido um problema enfrentado pelos municípios, levando vários prefeitos a expedição de Decreto, no sentido de coibir essa prática.

Em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, já passou a colocar no fim da fila da vacinação contra a Covid-19 as pessoas que vão aos postos mas se recusam a tomar o imunizante em razão da fabricante da dose. O novo protocolo começou a valer a partir de 1º de julho.