Vereadora de Palmeira propõe punição para quem tentar escolher vacina contra Covid-19
Para Adelaide França (PSB), quem quer escolher marca deve ser colocado no fim da fila da vacinação
Nesta quarta (07), no retorno das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, a vereadora Adelaide França apresentou uma indicação para que o executivo municipal estude a expedição de um Decreto, determinando que a pessoa que se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 disponível, assine um termo de responsabilidade que a coloque automaticamente no fim da fila da vacinação, só se vacinando no final da campanha de imunização, ou seja, depois do último adulto de 18 anos na fila, e se porventura a pessoa se recuse a assinar, duas testemunhas que estarão trabalhando no local assinarão.
“O município recebe as doses do governo estadual, e que as faixas etárias nas quais será aplicado o imunizante também é determinada pela Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, não há possibilidade de escolher o imunizante por marca, afinal, a melhor vacina é a que está no braço.” comentou a vereadora durante a sessão.
A recusa por determinadas vacinas contra o Covid-19 e a escolha por doses de laboratórios específicos têm sido um problema enfrentado pelos municípios, levando vários prefeitos a expedição de Decreto, no sentido de coibir essa prática.
Em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, já passou a colocar no fim da fila da vacinação contra a Covid-19 as pessoas que vão aos postos mas se recusam a tomar o imunizante em razão da fabricante da dose. O novo protocolo começou a valer a partir de 1º de julho.