Geral

Abrigo que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade recebe investimentos da prefeitura

No abrigo as crianças estudam, brincam, participam de atividades recreativas, reforço escolar e tem acompanhamento assistência psicológica e pedagógica

Por 7Segundos com Assessoria 13/07/2021 09h09 - Atualizado em 13/07/2021 10h10
Abrigo que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade recebe investimentos da prefeitura
Meninos e meninas têm atenção integral, com acompanhamento pedagógico e psicológico, visando sua formação pessoal, reinserção social e possível adoção por nova família - Foto: Fernando Vinícius/Ascom

Crianças acolhidas no abrigo institucional mantido pela Prefeitura de Penedo vivem atualmente em uma casa ampla, arejada, segura e com assistência pedagógica e psicológica especializada.

Os dias de abandono ou violência praticados por quem deveria educá-las e tratá-las com amor ficaram para trás. Agora elas estudam, brincam e sabem que quando acordar, terão café da manhã, almoço, jantar, lanche entre as refeições do dia, além de atividades recreativas e reforço escolar.

A nova rotina é parte do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH), pasta com equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento das crianças.

O trabalho feito com muito zelo e empenho está evoluindo, a ponto de três meninas estarem muito próximas de voltar a fazer parte de uma família, sendo duas irmãs com um casal e uma terceira garotinha em outro lar.

O processo de reinserção social, por meio de adoção legal, está em sua última fase para três meninas, tudo conforme determina a legislação.

De acordo com a coordenadora do abrigo institucional, Isabela Resende, as três meninas estavam com as famílias quando o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Penedo esteve no abrigo, nesta segunda-feira, 12.

Da mesma forma que os processos de adoção são encaminhados de forma reservada, meninos e meninas acolhidos no abrigo precisam ter sua identidade preservada. Nem mesmo o local que já foi chamado de ‘casa de passagem’ pode ser aberto ao público em geral, o que motiva inclusive a presença de segurança diária, feita por turnos.

Assim, com zelo e carinho da equipe da SEMDSH Penedo as crianças são tratadas no dia a dia para que consigam superar as marcas tristes do passado, com a esperança de serem abraçadas por quem possam chamar, sem medo e sem mágoa, de pai e mãe.