Hospital especializado em traumas também é referência em atendimento à Covid-19
O HEA conta com mais 100 vagas exclusivas para Covid-19
Em março do ano passado a normalidade mundial passou a ter novo significado. Para a rotina do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, não foi diferente. Até então, atendimentos por excelência se restringiam ao trauma, porém, mudanças chegaram e mostraram para o mundo como os profissionais conseguiram se reinventar, fazendo do HE do Agreste uma referência, também, em atendimentos a pacientes vítimas da Covid-19. A prova de que a unidade passou a ser especialista na assistência a pessoas acometidas pelo novo coronavírus está no total de assistidos. De maio do ano passado até a primeira quinzena de julho deste ano, foram mais de 1.600 usuários recuperados da Covid-19.
“Somos dois hospitais num só”. A afirmação é da fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HEA, ao salientar esta capacidade que a unidade hospitalar tem de se readaptar e não perder qualidade nos serviços oferecidos à população. “Tínhamos uma rotina de atendimentos de trauma. Por causa da Covid-19, tivemos que nos redescobrir, buscar força na história do próprio HEA”, salienta.

Bárbara lembra como foi a abertura de leitos para atender pacientes da Covid-19. “A gente se apertou, mudou a estrutura, mas, abriu as portas para salvar mais vidas, porque este sempre foi o objetivo do HEA. Não foi fácil, porque era tudo muito novo, não havia muita informação, e, mesmo assim, encaramos a situação com uma equipe unida e disposta a seguir o caminho de ajudar os pacientes”, relata a gerente da unidade.
Ela lembra, ainda, que ampliar o sistema de acolhimento, sem reduzir a qualidade do atendimento de traumas também é uma vitória para todos. “Imagine você assumir uma responsabilidade como é tratar a Covid-19 e, ao mesmo tempo, com o hospital aberto, manter o nível de qualidade que ele já havia conquistado? O setor de trauma não reconhece isolamento social. Os números de pacientes dando entrada na ala de trauma continuaram altos. Mesmo assim, não houve prejuízo para a população”, comemora Bárbara Albuquerque.
Leitos Covid-19 – Além dos leitos já existentes para atender pacientes politraumatizados, o HEA conta com mais 100 vagas exclusivas para assistir pessoas com a Covid-19. Deste número, são 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 Clínicos, conforme dados da Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Entre temores e dúvidas, as ações firmes e a união mantiveram o hospital nos eixos. Bárbara Albuquerque enaltece como os profissionais se comportam no dia a dia. “Em nenhum momento tivemos caos. Não é fácil gerenciar dois hospitais na mesma estrutura e, com tudo tão diferente entre si. A equipe estuda, cumpre tarefas e faz com que o ambiente onde trabalha seja salutar. Estamos dando conta. São dois hospitais num só, mas, quem trabalha aqui, tem a mesma linha de raciocínio: salvar vidas”, destaca a gerente do HEA.
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
