Covid -19

Diocese de Penedo divulga carta com orientações para os fiéis acerca do novo cenário da pandemia

Mesmo com a flexibilização do decreto, as medidas sanitárias e de distanciamento devem ser mantidas

Por 7Segundos 27/07/2021 09h09 - Atualizado em 27/07/2021 12h12
Diocese de Penedo divulga carta com orientações para os fiéis acerca do novo cenário da pandemia
Diocese de Penedo divulga nova carta com orientações sobre o novo cenário da pandemia de covid-19 - Foto: Reprodução / Internet

A Diocese da cidade de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas, por meio do Padre Daniel do Nascimento Santos, administrador diocesano, divulgou uma carta para alertar os fiéis sobre as medidas sanitárias e de restrição diante do novo cenário da pandemia da covid-19.

No documento foram divulgadas novas orientações para os fiéis, a fim de evitar a propagação do coronavírus. Apesar da flexibilização do Decreto Governamental os fiéis devem ficar atentos aos cuidados e as medidas de proteção.

De acordo com o documento deve-se evitar aglomerações em todos os espaço da diocese, os fíeis devem manter o distanciamento de 1,5 m, além do uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Todas as paróquias devem disponibilizar lavatórios com água, sabão, papel toalha,e/ou álcool gel 70% .

Segundo a carta, todos os espaços utilizados pelos fiéis como (igreja,banheiros) devem ser higienizados regularmente após cada celebração, bem como objetos e superfícies tocados com frequência , usando produtos desinfetantes eficazes como água sanitária, detergentes e sabão, dentre outros.

O documento ainda alerta que o uso dos bebedouros deve ser evitado.

Outra medida que vale ressaltar é que todas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco ou que apresentem sintomas de gripe, febre, resfriado, dor de ouvido e afins devem ficar em casa. 

Exceto os grupos mencionados, os demais devem retornar à obrigação do preceito dominical.

Todas as paróquias devem se organizar para obedecer a ocupação máxima de 50% no espaço interno da igreja.

O padre Daniel do Nascimento ainda ressaltou sobre a importância de continuar com os cuidados e respeitar as normas estabelecidas : “É preciso que estejamos unidos e nos empenhemos para que estas orientações sejam mantidas sem ultrapassarmos os limites, pois sabemos que o cuidado ainda se faz necessário, para que não retrocedamos, especialmente em função de possíveis "cepas" da Covid-19”, destacou.

Outras orientações são mencionadas no documento, como informações sobre os sacramentos de confirmação ou crisma, catequese, primeira eucaristia, e outras orientações. Confira aqui o documento completo.
https://aquiacontece.com.br/fckupload/files/carta-de-flexibilizaaao-d-penedo-jul-2021-diocese-de-penedo-1.pdf