Meio ambiente

"Caixas misteriosas" encontradas no Litoral sul de Alagoas serão levadas para CTR do Pilar

A Prefeitura de Coruripe informou que está trabalhando na retirada do material conforme a tábua das marés

Por 7 Segundos 27/07/2021 14h02
'Caixas misteriosas' encontradas no Litoral sul de Alagoas serão levadas para CTR do Pilar
Material recolhido em Coruripe será levado para a CTR de Pilar - Foto: Assessoria/Prefeitura de Coruripe

Os fardos de latex que reapareceram em algumas praias do Litoral Sul de Alagoas estão sendo recolhidas pela Prefeitura de Coruripe. O material está sendo direcionado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da cidade de Pilar, localizada na Região Metropolitana de Maceió.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, 9 fardos encontrados na praia da Lagoa do Pau foram retirados na manhã desta terça-feira (27), e que novas buscas serão feitas nesta quarta (28), durante a maré baixa. 

"Será realizada uma nova vistoria para localizar os fardos que surgirem e realizar a nova retirada, uma vez que estes materiais migram de acordo com a alta da maré", explicou a prefeitura, em nota.

O material é igual ao encontrado em 2018 em outras praias do Litoral alagoano.

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), os pacotes são fartos de borracha provenientes de um navio alemão naufragado durante a 2ª Guerra Mundial.

Segundo chefe da Divisa Técnico-Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Alagoas, Rivaldo Couto Júnior, os fardos são de borracha látex natural vindo da antiga Indochina.

"O material estava em um naufrágio da época da Segunda Guerra Mundial. O navio naufragou na parte central do Oceano Atlântico e os fardos estão aparecendo desde 2019 no nosso litoral.

Desta vez, os fardos foram encontrados na Praia da Pituba, no Poxim, e também na Praia de Ponta da Asa, que fica entre o Miaí de Cima e o Miaí de Baixo.