Cidadania

[Vídeo] Pais idosos encontram aconchego e carinho na Casa dos Velhinhos em Arapiraca

Há 53 anos a Casa dos Velhinhos abriga e cuida das pessoas idosas com assistência social e os cuidados merecidos para a terceira idade

Por Fábio Lopes/ 7Segundos 04/08/2021 12h12 - Atualizado em 04/08/2021 12h12
[Vídeo] Pais idosos encontram aconchego e carinho na Casa dos Velhinhos em Arapiraca
Dia dos Pais na Casa dos Velhinhos é comemorado entre os idosos que moram no local - Foto: Reprodução/Vídeo 7 Segundos

Os tempos de pandemia da Covid-19 deixaram os idosos da Casa dos Velhinhos, como é conhecida a Associação de Assistência São Vicente de Paulo, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, ainda mais distantes de receberem visitas de familiares e de pessoas que irão lá para conhecer e conversar com os idosos. Com a aproximação do dia dos Pais, a visitação só poderá ser apenas dos parentes que forem visitar e dar um abraço fraternal aos 22 idosos, mas alguns deles já sem família para visitá-los.

Morar em um abrigo de idosos, como a Casa dos Velhinhos, não é sinônimo de abandono. Em mais uma matéria para o ciclo de reportagens especiais sobre o Dia dos Pais, o 7Segundos traz a história de pais idosos que vivem na instituição e que, mesmo sabendo que não contarão com a presença de familiares no próximo domingo, sentem-se acolhidos pela instituição.


O ex-agricultor Euclides Duarte, de 85 anos, mora na Casa dos Velhinhos há dois anos e uma semana. Natural de Limoeiro, na zona da mata de Alagoas, ele tem apenas uma sobrinha que o visita.

Com poucas lembranças dos parentes na memória, seu Euclides Duarte, disse se sentir feliz e que o abrigo é o novo lar da sua vida.

“Eu sou muito feliz aqui, porque cuidam muito bem de mim. Não me falta nada. Nem comida nem carinho”, relatou ele numa manhã chuvosa de inverno em Arapiraca.

Prêmio Zilda Arns


A Casa dos Velhinhos fica no bairro Baixa Grande e foi fundada há 53 anos. Em 2019 recebeu o Prêmio Zilda Arns, da Câmara dos Deputados, por seu reconhecimento de contribuição na ajuda das pessoas idosas.

Hoje, aos cuidados da assistente social Rosângela Maria Silva, que está há três anos na direção da casa e tem feito uma administração que é reconhecida pelos próprios idosos.


“Pela razão da pandemia decidimos suspender as visitas e apenas os familiares em número de três poderão fazer a visita e conversar com eles aqui mesmo”, afirmou ela.

Doce lar


Benício Bezerra dos Santos, de 69 anos, trabalhou de frentista e hoje mora no abrigo que ele chama de “Meu doce Lar”. Ele morava com a família na Vila Aparecida, zona rural de Arapiraca, mas se sente mais feliz e mais confortável entre os amigos que fez na Casa dos Velhinhos há pouco mais de dois anos.

“Aqui eles cuidam muito bem da gente e não me falta nada. Tudo é muito limpo e zelam da gente com amor”, declarou ele para a equipe do Portal 7 Segundos.


Com uma memória implacável, seu Benício dos Santos disse que se sente tranquilo e espera um dia dos Pais sem expectativa de receber a visita de algum familiar.

“Tenho uma filha que mora no Recife e ela disse que me ligaria no sábado, véspera do dia dos Pais, então já sei que não irei ter a visita de familiares, mas sou muito feliz aqui”, ponderou Benício dos Santos.

Nos horários das refeições todos os cinquenta idosos entre homens e mulheres compartilham a refeição nas mesas coletivas. Entre silêncios, conversas e risadas, eles mesmos se alegram por serem bem cuidados na idade que mais precisa de amor e carinho.

Doações solidárias


A Casa dos Velhinhos vive de doações em dinheiro, mas quem quiser pode também doar alimentos para o lar dos idosos. A conta é do Banco do Brasil: Agência: 0542-8, Conta Corrente: 2186-5.

A Casa dos Velhinhos, fundada em 1968, foi a primeira instituição do agreste alagoano a se preocupar com as pessoas idosas, que necessitavam de apoio.

Lá se desenvolvem atividades filantrópicas de Abrigo de Longa Permanência para cerca de 50 idosos e sobrevive de doações solidárias, de mantimentos, serviços e recursos financeiros. Nesses anos de serviços prestados à comunidade, desenvolveu diversas ações na busca pela garantia de direitos, dignidade e respeito às pessoas idosas da região.

Veja o vídeo sobre o dia dos Pais dos idosos que moram lá:


ESPECIAL PAIS

Até o próximo domingo, dia 08 de agosto, em que o Dia dos Pais é comemorado, o Portal 7Segundos irá publicar uma série de matérias especiais sobre o tema. Na terça-feira (03), trouxemos matéria falando sobre o abandono paterno e as consequências psicológicas para os filhos que crescem sem a presença do pai.