Estudos pretendem estabelecer o Mapa da Fruticultura do Agreste alagoano
O evento contou com a presença de produtores dos municípios de Arapiraca, Craíbas, Coité do Noia, Jaramataia, Limoeiro de Anadia e Taquarana
Durante toda esta segunda-feira (9), o município arapiraquense sediou, no auditório da Biblioteca Municipal e Casa da Cultura, uma reunião para diagnóstico do mapa da fruticultura na região Agreste do Estado de Alagoas.
O evento contou com a presença de produtores dos municípios de Arapiraca, Craíbas, Coité do Noia, Jaramataia, Limoeiro de Anadia e Taquarana, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Banco do Nordeste, e das empresas Popular Alimentos e Hada.
Os estudos estão sendo realizados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e tem como intuito a promoção e olhar mais detalhado e apurado da fruticultura, potenciais de solo e clima, de água para irrigação, de comercialização e participação da agricultura familiar.
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, esse diagnóstico irá contribuir em demasia para o crescimento das cidades analisadas, sendo ele um norteador para futuras ações na região.
“Que esse diagnóstico que está sendo feito aqui, com esses seis municípios da região, seja um norteador do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Codevasf, e que nós da Secretaria Municipal, possamos participar desse processo, haja vista que temos alguns trabalhos a serem apresentados para o produtor, vantagens, negócios e oportunidades que a fruticultura tem a oferecer para a Região” destacou Cavalcante.
Ele destacou ainda o compromisso do prefeito Luciano Barbosa com o setor, uma vez que há projetos avançados para a construção de uma Ceasa em Arapiraca.
“Vale salientar o compromisso que o prefeito Luciano Barbosa tem em construir uma Ceasa, e nesse potencial que a gente vai ter de comercialização em um futuro próximo, daí então, esses tipos de planejamento venham a se encaixar muito bem nesse processo”, indicou o secretário.
“Diagnósticos como esse servem para dar mais visibilidade à região, e o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf estão começando a perceber isso, a olhar essa questão da fruticultura de forma mais detalhada e apurada aqui para o Nordeste”, finalizou.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
