Covid -19

Adolescentes não serão vacinados agora em Alagoas por falta de orientação oficial do MS

Os municípios que finalizarem a vacinação dos adultos intensificarão a aplicação das segundas doses e a busca por retardatários

Por 7Segundos 23/08/2021 15h03 - Atualizado em 24/08/2021 08h08
Adolescentes não serão vacinados agora em Alagoas por falta de orientação oficial do MS
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Myke Sena/MS

As coordenações municipais de imunização participaram da reunião quinzenal da Comissão de Saúde , promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante o encontro, o consultor técnico do Cosems-AL, Sival Clemente, explicou que ainda não existe uma orientação técnica do Ministério da Saúde para iniciar vacinação contra a Covid-19.

Ficou acertado que os municípios que finalizarem a vacinação da sua população com idade igual ou superior a 18 anos, intensificarão a aplicação das segundas doses e a busca por retardatários.

“Quero deixar claro que até o momento nós não temos nenhuma orientação para iniciar a vacinação dos adolescentes, como também da aplicação de uma 3ª dose. Isso vai acontecer, mas ainda estamos aguardando as notas técnicas do Ministério da Saúde para fazer a compactuação. Nossa orientação é que após terminar os 18 anos, os municípios devem focar na segunda dose, aproveitar os recursos humanos para fazer um mutirão pela segunda dose, pois ainda encontramos evasão”, afirmou Sival.

As últimas distribuições das vacinas não estão mais acontecendo por faixa etária e sim com base no percentual da população acima de 18 anos que ainda falta vacinar. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o estado falta vacinar 24% da população acima de 18 anos.

Alagoas recebe, nesta segunda-feira (23), nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez, 127.080 doses de imunizantes serão enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), sendo 31.900 doses da CoronaVac, 33.930 da Pfizer e 61.250 da AstraZeneca.