Deputado defende que agresssor de animal deve custear despesas com tratamento veterinário
Tarcizo Freire afirma que o objetivo é a conscientização contra maus-tratos
O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), protocolou na última terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Alagoas, o Projeto de Lei 639/2021, que determina que agressores que cometerem crime de maus-tratos contra animais praticados em nível estadual, arquem com as despesas do tratamento veterinário e demais gastos decorrentes da agressão.
O autor, justifica que o objetivo é contribuir com a conscientização e mudança de comportamento desses agressores, determinando que aqueles que pratiquem o delito de maus-tratos, contra animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, sejam penalizados financeiramente.
A proposta prevê multa no valor de R$ 1 mil e 50 mil reais, dependendo das circunstâncias da infração e das condições socioeconômicas do infrator, tendo seu valor atualizado pelo IPCA.
“A cada dia, nos deparamos com fatos lamentáveis de violência contra animais. Como aquele que ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia, onde um comerciante esfaqueou e matou uma cadela. É revoltante, isso só demonstra o quanto os humanos podem ser cruéis”, destaca Freire.
Outro ponto importante da matéria, referente ao aspecto financeiro e orçamentário, a execução da iniciativa não implicará em aumento de despesas para o Poder Público, bem como, na criação de atribuições para Secretaria de Estado, órgãos e entidades da administração pública.
O deputado Tarcizo Freire é grande defensor e apoiador da causa animal. Trabalha há cerca de cinco anos, com o projeto Ação Social Pet, que tem por objetivo, atender animais abandonados como cães e gatos de ONGs e de famílias carentes que não podem pagar por consultas e procedimentos cirúrgicos em clinicas veterinárias.
Últimas notícias
Trabalhador tem pé prensado por elevador durante serviço na Ponta Verde
Micro-ônibus perde o controle e bate em 3 carros na Brasilândia, Zona Norte de SP; 5 pessoas ficam feridas
Quem é o DJ bonitão que viralizou na web 'pelos motivos errados'
Leo Lins acusa humorista de roubar Danilo Gentili
Quem é o infiltrado que apanhou após discurso em vigília de Bolsonaro
Marina Cintra deve ganhar 60 cargos na Prefeitura de Maceió após aderir ao grupo de JHC
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
