Polícia

Indústrias de Arapiraca foram autuadas por furtar energia que daria para abastecer até 250 residências

Dois representantes das empresas foram detidos durante operação integrada da PC e PM

Por 7Segundos 27/08/2021 15h03
Indústrias de Arapiraca foram autuadas por furtar energia que daria para abastecer até 250 residências
Duas pessoas foram presas durante operação reciclagem - Foto: Assessoria

Indústrias de Arapiraca foram alvos de uma operação integrada entre as polícias Civil e Militar, com apoio da Equatorial, para coibir o furto de energia elétrica.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a operação Reciclagem identificou a manipulação de lacres e do medidos de energia de duas unidades de alta tensão que trabalham com reciclagem de plástico e fabricação de sacolas plástico.

Os crimes foram registrados em indústrias localizadas no povoado Taquara e no bairro Batingas. As empresas apresentavam operavam com um 150 kVA cada e não registravam o consumo correto.

Segundo dados da Equatorial, o consumo desviado poderia atender a mais de 250 residências durante um mês inteiro.

Os representantes das empresas foram presos e conduzidos para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, localizada no bairro Baixão.

Furto de energia é crime conforme o parágrafo 3º do Artigo 155 do Código Penal. Caso seja comprovado o furto, o autor do crime pode responder por um furto simples, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e multa. Já se for enquadrado como qualificado a pena pode ser agravada.

O furto de energia acarreta riscos de acidentes graves à população, piora na qualidade do serviço e também onera o consumidor final, já que esse desvio é repassado à tarifa de energia. Além disso traz prejuízos aos cofres públicos já que na parcela da energia furtada não incidem os tributos devidos.