Polícia

[Vídeo] Arapiraquense sofre golpe ao tentar alugar apartamento em Maceió

A golpista aluga o apartamento através de plataformas e utiliza fotos do local para aplicar os golpes

Por 7Segundos 31/08/2021 18h06 - Atualizado em 31/08/2021 18h06
[Vídeo] Arapiraquense sofre golpe ao tentar alugar apartamento em Maceió
A estelionatária aluga o apartamento via Airbnb e utiliza as fotos para aplicar os golpes através do OLX - Foto: Reprodução

Já pensou precisar trocar de cidade e no dia da mudança perceber que o apartamento alugado na verdade era objeto de um golpe? Foi exatamente isso que aconteceu com uma arapiraquense ao chegar em Maceió.

Em entrevista exclusiva ao Portal 7Segundos, a vítima, que preferiu ter a identidade preservada, informou que estava de mudança da cidade de Salvador para Maceió e viu um apartamento ótimo no aplicativo de vendas OLX e encontrou em contato com o anunciante.

"Agendei com a suposta dona uma visita ao apartamento no dia que eu chegasse a Maceió. Ela se identificou como Ozilene e deu a opção de fazer uma videochamada para mostrar cômodo por cômodo, e isso me trouxe uma confiança", explicou.

Após ver o apartamento via chamada de vídeo feita por uma suposta funcionária da dona do imóvel, que se identificou como Glauciene, a vítima decidiu fechar o contrato. Ela passou toda a documentação para a golpista, que preparou o documento, encaminhou de volta para a futura inquilina, que o assinou e o devolveu.

"Em seguida, enviei R$1 mil via pix para garantir o aluguel. O falso contrato teria vigência até março de 2022. No domingo, a suposta ", disse a vítima.

No domingo (29), a suposta dona do imóvel não respondeu mais, então, na segunda pela manhã, ela decidiu entrar em contato com a funcionária que fez a videochamada para ver se estava tudo certo.

"A funcionária informou que também não estava conseguindo entrar em contato com a patroa, mas que ela já tinha feito a arrumação do apartamento e a chave estaria disponível na portaria, o que me deixou tranquila", continuou a arapiraquense.

Ao chegar em Maceió, por volta das 15h30, a vítima se dirigiu ao apartamento, localizado no bairro da Ponta Verde, carregando as malas. Ao pedir a chave na portaria, o recepcionista do prédio informou que não tinha nenhuma moradora com o nome de Ozilene, e que ela teria sido vítima de um golpe.

"O porteiro disse que eu era a segunda vítima na última semana e que o apartamento citado na verdade pertence a um homem que mora em Paris, e que ele o alugava via Airbnb ou Booking. Eu fiquei incrédula porque a golpista mostrou todo o apartamento, então como ela teria entrado no imóvel?", continuou.

MODOS OPERANDI

Segundo a vítima, o porteiro chamou a síndica do prédio, que explicou como os golpistas estavam agindo.

"Eles alugam o apartamento por diárias, via Airbnb ou Booking, fazem as fotos e colocam na OLX e marcam as videochamadas para um horário em que eles estejam no imóvel, fingindo serem os donos", explicou.

A vítima registrou um Boletim de Ocorrência através da Delegacia Interativa, e alerta para que outras pessoas não tenham o mesmo prejuízo que ela. Câmeras de videomonitoramento do prédio mostram o momento em que a suposta golpista deixa o local. Confira:

Sem ter onde ficar, a vítima precisou voltar para Arapiraca.